Para muitos estudantes, a etapa de elaboração da primeira pesquisa científica, costuma ser desafiadora e vem acompanhada de fatores que podem tornar essa jornada ainda mais difícil. Pensando nisso, optamos por abordar a construção do objeto de estudo para monografia I em um curso de graduação, a partir da história de vida dos próprios alunos. Com isso, o objetivo do presente estudo é relatar a construção do objeto de estudo para a disciplina de Monografia I, a partir do método história de vida. O presente trabalho foi realizado no município de Jaguaribe no ano de 2023, na disciplina de Monografia I, Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil onde participaram seis alunos. Trata-se de um estudo qualitativo, com utilização da história de vida como método de investigação. Os alunos compartilharam as suas histórias de vida a partir de identificações pessoais com a área da educação física, e/ou com disciplinas, projetos e componentes curriculares durante o curso. Suas afinidades e práticas de esportes e brincadeiras durante a infância, adolescência e juventude na escola ou fora dela. Em sua atuação profissional em funções técnicas que não exigiam formação na área, como monitores de esporte, auxiliares de creche, professores sem formação que atuam com crianças autistas e profissionais que atuam na produção de alimentos orgânicos. Com isso, os alunos compreenderam que as suas questões de interesse para a pesquisa: as especificidades das diferentes percepções sobre as suas experiências, histórias e identidade profissional na área da educação física podem ser alternativa de tema para construção do trabalho de conclusão de curso. O método torna-se uma alternativa importante na construção de pesquisa científica e valoriza as narrativas dos estudantes.