Desde tempos imemoriais, o método tradicional de ensino tem sido o pilar da educação em todo o mundo. No entanto, à medida que avançamos no século XXI, torna-se cada vez mais evidente que esse método está se tornando obsoleto e incapaz de atender às demandas de uma sociedade em constante evolução. A necessidade premente de uma mudança na metodologia de ensino é amplamente discutida e fundamentada em diversas teorias educacionais. O presente trabalho analisa a obsolescência do método tradicional de ensino diante das demandas contemporâneas. Tem como objetivo favorecer um estudo e discussão do conhecimento teórico e da vivência de experiências exitosas baseadas nas abordagens pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. A pesquisa está fundamentada em teorias educacionais, como a de Ausubel sobre aprendizagem significativa, Bonwell e Eison sobre aprendizagem ativa, Gardner sobre inteligências múltiplas e Vygotsky sobre zona de desenvolvimento proximal, e esse estudo ressalta a falha do modelo tradicional em promover uma educação eficaz. No contexto, destaca-se a necessidade urgente de reformular a metodologia educacional na vertente de privilegiar a participação ativa dos alunos e reconhecer a diversidade de habilidades. É crescente a percepção e o entendimento que a formação docente fundamentada em metodologias ativas se torna imprescindível para promover uma educação de qualidade e preparar os alunos para os desafios do século atual. Assim, conclui-se que é imperativo que repensemos nosso enfoque educacional nas formações de professores, adotando abordagens mais dinâmicas, participativas e inclusivas. Somente assim poderemos garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial e se tornarem cidadãos ativos e críticos em uma sociedade em constante transformação.