FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REPENSANDO A METODOLOGIA DE ENSINO PARA O SÉCULO XXI
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113079 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5984 "inscrito_id" => 14606 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REPENSANDO A METODOLOGIA DE ENSINO PARA O SÉCULO XXI" "resumo" => "Desde tempos imemoriais, o método tradicional de ensino tem sido o pilar da educação em todo o mundo. No entanto, à medida que avançamos no século XXI, torna-se cada vez mais evidente que esse método está se tornando obsoleto e incapaz de atender às demandas de uma sociedade em constante evolução. A necessidade premente de uma mudança na metodologia de ensino é amplamente discutida e fundamentada em diversas teorias educacionais. O presente trabalho analisa a obsolescência do método tradicional de ensino diante das demandas contemporâneas. Tem como objetivo favorecer um estudo e discussão do conhecimento teórico e da vivência de experiências exitosas baseadas nas abordagens pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. A pesquisa está fundamentada em teorias educacionais, como a de Ausubel sobre aprendizagem significativa, Bonwell e Eison sobre aprendizagem ativa, Gardner sobre inteligências múltiplas e Vygotsky sobre zona de desenvolvimento proximal, e esse estudo ressalta a falha do modelo tradicional em promover uma educação eficaz. No contexto, destaca-se a necessidade urgente de reformular a metodologia educacional na vertente de privilegiar a participação ativa dos alunos e reconhecer a diversidade de habilidades. É crescente a percepção e o entendimento que a formação docente fundamentada em metodologias ativas se torna imprescindível para promover uma educação de qualidade e preparar os alunos para os desafios do século atual. Assim, conclui-se que é imperativo que repensemos nosso enfoque educacional nas formações de professores, adotando abordagens mais dinâmicas, participativas e inclusivas. Somente assim poderemos garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial e se tornarem cidadãos ativos e críticos em uma sociedade em constante transformação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14606_TB5984_27102024091251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAUZIDETE DE OLIVEIRA LEITE" "autor_nome_curto" => "LAUZIDETE" "autor_email" => "lazaleite@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113079 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5984 "inscrito_id" => 14606 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REPENSANDO A METODOLOGIA DE ENSINO PARA O SÉCULO XXI" "resumo" => "Desde tempos imemoriais, o método tradicional de ensino tem sido o pilar da educação em todo o mundo. No entanto, à medida que avançamos no século XXI, torna-se cada vez mais evidente que esse método está se tornando obsoleto e incapaz de atender às demandas de uma sociedade em constante evolução. A necessidade premente de uma mudança na metodologia de ensino é amplamente discutida e fundamentada em diversas teorias educacionais. O presente trabalho analisa a obsolescência do método tradicional de ensino diante das demandas contemporâneas. Tem como objetivo favorecer um estudo e discussão do conhecimento teórico e da vivência de experiências exitosas baseadas nas abordagens pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. A pesquisa está fundamentada em teorias educacionais, como a de Ausubel sobre aprendizagem significativa, Bonwell e Eison sobre aprendizagem ativa, Gardner sobre inteligências múltiplas e Vygotsky sobre zona de desenvolvimento proximal, e esse estudo ressalta a falha do modelo tradicional em promover uma educação eficaz. No contexto, destaca-se a necessidade urgente de reformular a metodologia educacional na vertente de privilegiar a participação ativa dos alunos e reconhecer a diversidade de habilidades. É crescente a percepção e o entendimento que a formação docente fundamentada em metodologias ativas se torna imprescindível para promover uma educação de qualidade e preparar os alunos para os desafios do século atual. Assim, conclui-se que é imperativo que repensemos nosso enfoque educacional nas formações de professores, adotando abordagens mais dinâmicas, participativas e inclusivas. Somente assim poderemos garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial e se tornarem cidadãos ativos e críticos em uma sociedade em constante transformação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14606_TB5984_27102024091251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAUZIDETE DE OLIVEIRA LEITE" "autor_nome_curto" => "LAUZIDETE" "autor_email" => "lazaleite@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }