“TRILHA DO SALTO QUÂNTICO”: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113505 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6607 "inscrito_id" => 17334 "titulo" => "“TRILHA DO SALTO QUÂNTICO”: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "A ludopedagogia é uma metodologia interativa que integra atividades lúdicas (jogos, brincadeiras e outras formas de diversão) ao processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais atraentes, motivadoras e eficazes. Deste modo, confeccionou-se o jogo lúdico “Trilha do Salto Quântico” com o objetivo de usá-lo como ferramenta de aprendizagem dos conceitos de Química durante as aulas de Ciências. O jogo foi aplicado aos alunos do nono ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Zaíra Monteiro Gondim, em Fortaleza-CE. O jogo foi composto por 60 cartas em papel couchê com perguntas e respostas de Química e um tabuleiro de mesmo material com uma trilha. Os alunos jogavam em duplas ou grupos, tirando cartas e respondendo às perguntas. Se acertassem, avançavam o número de casas indicado na carta; se errassem, permaneciam na casa de origem. A metodologia aplicada no trabalho foi dividida em quatro etapas distintas. Primeiramente, realizaram-se duas aulas teórico-expositivas dos conceitos fundamentais de Química, apresentados e discutidos detalhadamente. Em seguida, aplicou-se um questionário para avaliar os conhecimentos teóricos iniciais dos alunos. Depois, foram utilizadas duas aulas para a aplicação do jogo "Trilha do Salto Quântico", permitindo que os alunos reforçassem e aplicassem os conhecimentos de maneira lúdica e interativa. Ao final, um questionário avaliativo foi aplicado para medir a assimilação dos conteúdos e a eficácia da metodologia empregada. A avaliação final mostrou que os alunos obtiveram ótimos resultados ao comparar os questionários iniciais e finais, além de terem se divertido e participado ativamente durante a metodologia. Em conclusão, a atividade relatada neste trabalho foi importante para motivar os alunos a estudar e compreender melhor os assuntos, fomentando talentos e atenuando dificuldades no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17334_TB6607_09062024135226.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDENIA RIBEIRO DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "Aldenia Ribeiro" "autor_email" => "aldeniarsg@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113505 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6607 "inscrito_id" => 17334 "titulo" => "“TRILHA DO SALTO QUÂNTICO”: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "A ludopedagogia é uma metodologia interativa que integra atividades lúdicas (jogos, brincadeiras e outras formas de diversão) ao processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais atraentes, motivadoras e eficazes. Deste modo, confeccionou-se o jogo lúdico “Trilha do Salto Quântico” com o objetivo de usá-lo como ferramenta de aprendizagem dos conceitos de Química durante as aulas de Ciências. O jogo foi aplicado aos alunos do nono ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Zaíra Monteiro Gondim, em Fortaleza-CE. O jogo foi composto por 60 cartas em papel couchê com perguntas e respostas de Química e um tabuleiro de mesmo material com uma trilha. Os alunos jogavam em duplas ou grupos, tirando cartas e respondendo às perguntas. Se acertassem, avançavam o número de casas indicado na carta; se errassem, permaneciam na casa de origem. A metodologia aplicada no trabalho foi dividida em quatro etapas distintas. Primeiramente, realizaram-se duas aulas teórico-expositivas dos conceitos fundamentais de Química, apresentados e discutidos detalhadamente. Em seguida, aplicou-se um questionário para avaliar os conhecimentos teóricos iniciais dos alunos. Depois, foram utilizadas duas aulas para a aplicação do jogo "Trilha do Salto Quântico", permitindo que os alunos reforçassem e aplicassem os conhecimentos de maneira lúdica e interativa. Ao final, um questionário avaliativo foi aplicado para medir a assimilação dos conteúdos e a eficácia da metodologia empregada. A avaliação final mostrou que os alunos obtiveram ótimos resultados ao comparar os questionários iniciais e finais, além de terem se divertido e participado ativamente durante a metodologia. Em conclusão, a atividade relatada neste trabalho foi importante para motivar os alunos a estudar e compreender melhor os assuntos, fomentando talentos e atenuando dificuldades no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17334_TB6607_09062024135226.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDENIA RIBEIRO DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "Aldenia Ribeiro" "autor_email" => "aldeniarsg@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }