O ramo probabilidade está muito associado ao nosso dia a dia. Devido a isso, é um assunto de extrema importância para o conhecimento dos alunos, ainda mais quando se fala na presença dessas questões no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O presente trabalho visa propor materiais concretos que possam auxiliar e contribuir com o professor no processo de ensino de probabilidade. A partir disso, foram analisadas todas as questões de probabilidade das 5 (cinco) últimas provas do ENEM e em seguida selecionadas algumas e construídos materiais concretos desenvolvidos a partir de itens de baixo custo a fim de tornar sua confecção mais acessível. A proposta tem como público-alvo os alunos da 3ª série do ensino médio, haja vista que nessa série o currículo de Matemática aprofunda mais no estudo da probabilidade. Esta proposta surgiu da dificuldade enfrentada pelos alunos em resolver questões de probabilidade no ENEM, sendo a interpretação destes problemas o fator mais significativo. Por isso, tomou-se como base teórica Morgado (2006) que tem inúmeros trabalhos no ramo da probabilidade, Lorenzato (2006) que fala sobre a importância dos materiais didáticos no ensino de Matemática e Pontes e Núñez (2019) que falam sobre fatores que pode gerar os erros dos estudantes nas questões de probabilidade do ENEM. Apresentamos como resultado da proposta a possibilidade de aplicar um material diversificado para que o professor possa ensinar probabilidade no Ensino Médio, construído com base em questões do ENEM.