DISTANCIAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110189 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1876 "inscrito_id" => 8806 "titulo" => "DISTANCIAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O processo de formação docente é complexo e requer a integração harmoniosa entre teoria e prática. Enquanto a teoria fornece os fundamentos pedagógicos necessários para o exercício da profissão, a prática oferece experiências concretas de aplicações efetivas desses conhecimentos em contextos de ensino-aprendizagem. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é investigar a analogia do distanciamento que há entre teoria e prática na formação de educadores, buscando compreender como esses dois aspectos se relacionam e se influenciam mutuamente ao longo do processo formativo. A presente pesquisa adotará uma abordagem metodológica de natureza básica e aplicada, utilizando principalmente uma revisão bibliográfica sistemática para investigar a entre teoria e prática na formação de educadores. A escolha por esta metodologia se justifica pela necessidade de explorar e compreender profundamente as relações entre teoria e prática na formação de professores, buscando embasamento teórico consistente para análise e discussão do tema. Uma das descobertas mais proeminentes foi a identificação das causas subjacentes da desconexão entre teoria e prática. Os resultados da revisão da literatura a partir de alguns teóricos como: Freitas, H. C. de. (2013), Pimenta, S. G. (2002), Tardif, M. (2000), apontam que diversos fatores contribuem para essa desconexão, incluindo a falta de integração curricular nos programas de formação de professores, a abordagem fragmentada dos conteúdos teóricos e a insuficiente ênfase na aplicação prática dos conceitos aprendidos. Dessa forma, ressaltam a necessidade de repensar esses contrastes, com o objetivo de promover uma integração mais eficaz entre teoria e prática desde o início da formação. Educadores recém-formados, muitas vezes, se sentem despreparados para enfrentar as demandas complexas da prática docente. Por fim, a pesquisa será apresentada de forma clara e coerente, visando contribuir para o avanço do conhecimento na área da formação de educadores e fornecer subsídios para práticas pedagógicas mais efetivas e contextualizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8806_TB1876_27102024074759.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAELANNY RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KAELANNY" "autor_email" => "kaelanny15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110189 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1876 "inscrito_id" => 8806 "titulo" => "DISTANCIAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O processo de formação docente é complexo e requer a integração harmoniosa entre teoria e prática. Enquanto a teoria fornece os fundamentos pedagógicos necessários para o exercício da profissão, a prática oferece experiências concretas de aplicações efetivas desses conhecimentos em contextos de ensino-aprendizagem. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é investigar a analogia do distanciamento que há entre teoria e prática na formação de educadores, buscando compreender como esses dois aspectos se relacionam e se influenciam mutuamente ao longo do processo formativo. A presente pesquisa adotará uma abordagem metodológica de natureza básica e aplicada, utilizando principalmente uma revisão bibliográfica sistemática para investigar a entre teoria e prática na formação de educadores. A escolha por esta metodologia se justifica pela necessidade de explorar e compreender profundamente as relações entre teoria e prática na formação de professores, buscando embasamento teórico consistente para análise e discussão do tema. Uma das descobertas mais proeminentes foi a identificação das causas subjacentes da desconexão entre teoria e prática. Os resultados da revisão da literatura a partir de alguns teóricos como: Freitas, H. C. de. (2013), Pimenta, S. G. (2002), Tardif, M. (2000), apontam que diversos fatores contribuem para essa desconexão, incluindo a falta de integração curricular nos programas de formação de professores, a abordagem fragmentada dos conteúdos teóricos e a insuficiente ênfase na aplicação prática dos conceitos aprendidos. Dessa forma, ressaltam a necessidade de repensar esses contrastes, com o objetivo de promover uma integração mais eficaz entre teoria e prática desde o início da formação. Educadores recém-formados, muitas vezes, se sentem despreparados para enfrentar as demandas complexas da prática docente. Por fim, a pesquisa será apresentada de forma clara e coerente, visando contribuir para o avanço do conhecimento na área da formação de educadores e fornecer subsídios para práticas pedagógicas mais efetivas e contextualizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8806_TB1876_27102024074759.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAELANNY RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KAELANNY" "autor_email" => "kaelanny15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }