O Desenho Universal da Aprendizagem – DUA, consiste em um conjunto de princípios para a elaboração de um currículo que fornece a todos os indivíduos a oportunidade de aprender independente das suas capacidades, atendendo as necessidades individuais. Nesse modo, significa uma estrutura caracterizada como ações e atitudes que superam os limites ou barreiras na instrução, oferece flexibilidade e acomodações adequadas no método, no material, na avaliação, no desempenho, para pessoas com ou sem deficiência. O DUA, em interação com as tecnologias, representa alternativas de eliminação de barreiras metodológicas e práticas pedagógicas para o acesso à aprendizagem, a participação e o progresso de todos os alunos no contexto educacional. Os objetivos do presente trabalho em processo de construção são: aprofundar os estudos teórico pertinente ao tema em discussão, através da revisão de literatura sobre o tema e pontuar as práticas pedagógicas que envolvem a tecnologia e o DUA como ferramentas para a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, para responder aos objetivos propostos, esta abordagem de estudo privilegia a pesquisa qualitativa, bibliográfica, buscando na literatura a fundamentação teórica sobre o assunto. Esperamos que os resultados obtidos nesse estudo quando finalizado possa oferecer informações para o desenvolvimento de aprendizagem e estratégias pedagógicas de inclusão., garantindo uma educação acessível e de igualdade de oportunidades