RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÕES DE PROFESSORES.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111662 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3956 "inscrito_id" => 12665 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÕES DE PROFESSORES." "resumo" => "O objetivo deste relato é apresentar a importância que o Programa Residência Pedagógica (PRP) tem na formação de professores(as). O PRP tem como objetivo incluir discentes da graduação no cotidiano das escolas públicas, afim de promover experiências e incentivar a relação teórico- prática para melhorar a qualidade da formação inicial e continuada desses licenciandos(as). Este relato foi desenvolvido através da metodologia observacional em uma escola de ensino fundamental anos iniciais na cidade de Castanhal-PA. É no exercício do trabalho que, o(a) professor(a) é capaz de construir sua própria profissionalidade, sendo a escola um local de aprendizagem desta profissão. A atuação no programa se dá a partir da imersão às práticas docentes que incluem: a) formações e reuniões; b) criação de plano de aula; c) aplicabilidade nas escolas/turmas das redes municipais de ensino e d) produções científicas e acadêmicas. Conclui- se que o PRP tem um desempenho crucial na formação de professores(as) porque proporciona experiências práticas enriquecedoras que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos na Universidade, ademais, ao vivenciar o ambiente escola durante a graduação, os(as) residentes têm a oportunidade de desenvolver habilidades pedagógicas, aprimorar sua capacidade de lidar com desafios reais da sala de aula e entender melhor as nuances da prática docente e educacional. Além disso, o contato próximo com os professores(as) experientes e a reflexão constante sobre a prática docente contribuem significativamente para a formação de uma identidade sólida e comprometida com a melhorar contínua do ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12665_TB3956_03102024235530.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nandanlima16@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111662 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3956 "inscrito_id" => 12665 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÕES DE PROFESSORES." "resumo" => "O objetivo deste relato é apresentar a importância que o Programa Residência Pedagógica (PRP) tem na formação de professores(as). O PRP tem como objetivo incluir discentes da graduação no cotidiano das escolas públicas, afim de promover experiências e incentivar a relação teórico- prática para melhorar a qualidade da formação inicial e continuada desses licenciandos(as). Este relato foi desenvolvido através da metodologia observacional em uma escola de ensino fundamental anos iniciais na cidade de Castanhal-PA. É no exercício do trabalho que, o(a) professor(a) é capaz de construir sua própria profissionalidade, sendo a escola um local de aprendizagem desta profissão. A atuação no programa se dá a partir da imersão às práticas docentes que incluem: a) formações e reuniões; b) criação de plano de aula; c) aplicabilidade nas escolas/turmas das redes municipais de ensino e d) produções científicas e acadêmicas. Conclui- se que o PRP tem um desempenho crucial na formação de professores(as) porque proporciona experiências práticas enriquecedoras que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos na Universidade, ademais, ao vivenciar o ambiente escola durante a graduação, os(as) residentes têm a oportunidade de desenvolver habilidades pedagógicas, aprimorar sua capacidade de lidar com desafios reais da sala de aula e entender melhor as nuances da prática docente e educacional. Além disso, o contato próximo com os professores(as) experientes e a reflexão constante sobre a prática docente contribuem significativamente para a formação de uma identidade sólida e comprometida com a melhorar contínua do ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12665_TB3956_03102024235530.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nandanlima16@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }