A necessidade de novos paradigmas no ensino-aprendizagem, que levem em conta a complexidade das relações humanas, é imperativa na formação pessoal e profissional dos indivíduos. Em um contexto tecnológico, a robótica emerge como um campo essencial para o enriquecimento curricular e a preparação dos estudantes para um futuro automatizado. O projeto "Mão na Robótica", uma disciplina eletiva implementada em uma escola integral de Paço do Lumiar, Maranhão, buscou integrar os conhecimentos de Física e Matemática através da Robótica Sustentável, promovendo a prática maker e a reflexão sobre problemas ambientais e sociais. Utilizando materiais recicláveis e resíduos eletrônicos, a disciplina visou reduzir custos e fomentar a consciência ambiental, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 8 e 17. A metodologia qualitativa adotada envolveu a produção de dados com 35 estudantes do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto no primeiro semestre de 2023, documentando as atividades teóricas e práticas por meio de vídeos, fotografias e notas de campo. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) foi a metodologia central, com desafios reais, atividades DIY e aprendizado colaborativo. A avaliação contínua dos estudantes considerou assiduidade, trabalho em grupo, respeito e expressão de opiniões, cooperação e inovação. A culminância do semestre foi uma exposição dos projetos desenvolvidos, demonstrando a aplicação prática dos conceitos de Física e Matemática e a interdisciplinaridade da eletiva. Os trabalhos incluíram dispositivos como carrinhos de controle remoto, bonecos motrizes e robôs que seguiam trajetos pré-determinados (sem programação). A "Mão na Robótica" mostrou-se uma iniciativa que integrou teoria e prática, preparando os alunos para o mundo tecnológico e desenvolvendo competências interpessoais e analíticas. A integração da robótica no currículo escolar é essencial para formar jovens aptos a enfrentar os desafios do século 21.