ALÉM DA PROGRAMAÇÃO: DESENVOLVENDO HABILIDADES SOCIAIS ATRAVÉS DA ROBÓTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111162 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3220 "inscrito_id" => 10240 "titulo" => "ALÉM DA PROGRAMAÇÃO: DESENVOLVENDO HABILIDADES SOCIAIS ATRAVÉS DA ROBÓTICA" "resumo" => "A necessidade de novos paradigmas no ensino-aprendizagem, que levem em conta a complexidade das relações humanas, é imperativa na formação pessoal e profissional dos indivíduos. Em um contexto tecnológico, a robótica emerge como um campo essencial para o enriquecimento curricular e a preparação dos estudantes para um futuro automatizado. O projeto "Mão na Robótica", uma disciplina eletiva implementada em uma escola integral de Paço do Lumiar, Maranhão, buscou integrar os conhecimentos de Física e Matemática através da Robótica Sustentável, promovendo a prática maker e a reflexão sobre problemas ambientais e sociais. Utilizando materiais recicláveis e resíduos eletrônicos, a disciplina visou reduzir custos e fomentar a consciência ambiental, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 8 e 17. A metodologia qualitativa adotada envolveu a produção de dados com 35 estudantes do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto no primeiro semestre de 2023, documentando as atividades teóricas e práticas por meio de vídeos, fotografias e notas de campo. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) foi a metodologia central, com desafios reais, atividades DIY e aprendizado colaborativo. A avaliação contínua dos estudantes considerou assiduidade, trabalho em grupo, respeito e expressão de opiniões, cooperação e inovação. A culminância do semestre foi uma exposição dos projetos desenvolvidos, demonstrando a aplicação prática dos conceitos de Física e Matemática e a interdisciplinaridade da eletiva. Os trabalhos incluíram dispositivos como carrinhos de controle remoto, bonecos motrizes e robôs que seguiam trajetos pré-determinados (sem programação). A "Mão na Robótica" mostrou-se uma iniciativa que integrou teoria e prática, preparando os alunos para o mundo tecnológico e desenvolvendo competências interpessoais e analíticas. A integração da robótica no currículo escolar é essencial para formar jovens aptos a enfrentar os desafios do século 21." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10240_TB3220_27102024085934.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DO NASCIMENTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patricia.n.pereira@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111162 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3220 "inscrito_id" => 10240 "titulo" => "ALÉM DA PROGRAMAÇÃO: DESENVOLVENDO HABILIDADES SOCIAIS ATRAVÉS DA ROBÓTICA" "resumo" => "A necessidade de novos paradigmas no ensino-aprendizagem, que levem em conta a complexidade das relações humanas, é imperativa na formação pessoal e profissional dos indivíduos. Em um contexto tecnológico, a robótica emerge como um campo essencial para o enriquecimento curricular e a preparação dos estudantes para um futuro automatizado. O projeto "Mão na Robótica", uma disciplina eletiva implementada em uma escola integral de Paço do Lumiar, Maranhão, buscou integrar os conhecimentos de Física e Matemática através da Robótica Sustentável, promovendo a prática maker e a reflexão sobre problemas ambientais e sociais. Utilizando materiais recicláveis e resíduos eletrônicos, a disciplina visou reduzir custos e fomentar a consciência ambiental, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 8 e 17. A metodologia qualitativa adotada envolveu a produção de dados com 35 estudantes do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto no primeiro semestre de 2023, documentando as atividades teóricas e práticas por meio de vídeos, fotografias e notas de campo. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) foi a metodologia central, com desafios reais, atividades DIY e aprendizado colaborativo. A avaliação contínua dos estudantes considerou assiduidade, trabalho em grupo, respeito e expressão de opiniões, cooperação e inovação. A culminância do semestre foi uma exposição dos projetos desenvolvidos, demonstrando a aplicação prática dos conceitos de Física e Matemática e a interdisciplinaridade da eletiva. Os trabalhos incluíram dispositivos como carrinhos de controle remoto, bonecos motrizes e robôs que seguiam trajetos pré-determinados (sem programação). A "Mão na Robótica" mostrou-se uma iniciativa que integrou teoria e prática, preparando os alunos para o mundo tecnológico e desenvolvendo competências interpessoais e analíticas. A integração da robótica no currículo escolar é essencial para formar jovens aptos a enfrentar os desafios do século 21." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10240_TB3220_27102024085934.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DO NASCIMENTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patricia.n.pereira@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }