O presente estudo objetiva discutir sobre a gestão democrática nas redes públicas de ensino no contexto neoliberal. Diante disso, realizamos uma pesquisa qualitativa a partir de uma revisão de literatura e os dados com a análise de conteúdo. Destacamos, que é evidente que a gestão escolar tem como foco incluir todos os sujeitos da comunidade escolar em prol de uma ação que facilite a comunicação, o bom desenvolvimento e funcionamento das práticas escolares. Acima de tudo, todos os sujeitos desses campos devem ter voz ativa, suas opiniões devem ser levadas em consideração e, principalmente, participar inteiramente na busca de melhorias para todo o contexto escolar. Ademais, as relações de poder acabam perpassando a liberdade de expressão e se instaurando em falsas ideologias e discursos sutis sobre o que é democracia e gestão democrática. Com isso, a lógica do discurso fica pautada numa perspectiva neoliberal, deixando de lado toda e qualquer forma de, não só gestão, como também educação libertária, democrática e participativa. A competitividade e a busca por resultados se tornam o eixo central das políticas educacionais, na qual o gestor é a principal figura de poder, enquanto toda a comunidade escolar segue aceitando a lógica, e não fazendo nada para intervir sobre o sistema.