Utilizar recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem é importante para que o aluno assimile o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade de manusear objetos diversos que poderão ser utilizados pelo professor na aplicação de suas aulas. A utilização desses recursos no processo de ensino regular surge com o intuito de preencher os espaços deixados pelo ensino tradicional, propiciando aos alunos a ampliação de seus horizontes, isto é, de seus conhecimentos. O objetivo dessa pesquisa é apresentar o conceito, a funcionalidade, a importância, as limitações e as potencialidades da utilização dos recursos didáticos no processo ensino aprendizagem. O presente trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, baseando-se em artigos científicos. Este estudo mostrou a importância do uso desses instrumentos em sala de aula no ensino regular e o descontentamento dos alunos diante de aulas puramente expositivas e monótonas, assim como, despreparo da maioria dos educadores diante da utilização de algumas tecnologias educacionais. Sendo assim, é necessário que os professores assumam novas posturas diante das tecnologias da informação e comunicação-TICs, que estão disponíveis no mercado, inovando as aulas com o emprego de recursos diferenciados, sensibilizando e despertando o interesse dos aprendizes, a fim de alcançarem uma aprendizagem mais completa devido aos vários recursos que podem ser utilizados para assimilação dos conteúdos.