A GEOGRAFIA E O CINEMA: PEDAGOGIA DOS DISPOSITIVOS E SUAS EXPERIMENTAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114229 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7629 "inscrito_id" => 14984 "titulo" => "A GEOGRAFIA E O CINEMA: PEDAGOGIA DOS DISPOSITIVOS E SUAS EXPERIMENTAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "O trabalho apresenta o projeto que se desenvolve com o Colégio Estadual de Ensino Médio Amazonas em colaboração com licenciandos da Pedagogia e Geografia na UERJ Campus Maracanã. Tem como objetivo contribuir para a formação inicial de professores ao desenvolver reflexões teóricas e ações voltadas à análise e recriação de dispositivos de cinema como produtores de geografias com a escola como lugar. Justifica-se porque a Geografia Escolar se interessa não só pelo ensino que acontece no espaço escolar, mas também por processos e agentes que interferem neste como lugar com suas múltiplas trajetórias e pela contribuição para formação integral docente para atuação na escola com a colaboração dos conhecimentos geográficos neste processo. A metodologia cartográfica permite adotar a postura pesquisadora de procura por pistas que indicam o caminho para as estratégias de análise. Para este fim parte-se das experimentações com o cinema na escola em uma perspectiva de criação com procedimentos através da pedagogia dos dispositivos A fundamentação teórica teórica envolve, entre outros, Gonçalves (2011), Oliveira JR. (2005), Massey (2009), Migliorin (2015), e Paraíso e Meyer (2012). O projeto com ações já desenvolvidas em dois anos indicaram caminhos de outras geografias como currículo tendo como mote o espaço escolar e suas particularidades percebem-se as características do lugar e do seu contexto geográfico no bairro através da (re)criação dos dispositivos de cinema com os estudantes. Desta forma, reafirma a potencialidade do olhar geográfico para o contexto escolar como lugar com suas múltiplas trajetórias, assim como a importância da aproximação entre licenciandos e escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14984_TB7629_26102024162052.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA SCHARDOSIN FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.sdf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114229 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7629 "inscrito_id" => 14984 "titulo" => "A GEOGRAFIA E O CINEMA: PEDAGOGIA DOS DISPOSITIVOS E SUAS EXPERIMENTAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "O trabalho apresenta o projeto que se desenvolve com o Colégio Estadual de Ensino Médio Amazonas em colaboração com licenciandos da Pedagogia e Geografia na UERJ Campus Maracanã. Tem como objetivo contribuir para a formação inicial de professores ao desenvolver reflexões teóricas e ações voltadas à análise e recriação de dispositivos de cinema como produtores de geografias com a escola como lugar. Justifica-se porque a Geografia Escolar se interessa não só pelo ensino que acontece no espaço escolar, mas também por processos e agentes que interferem neste como lugar com suas múltiplas trajetórias e pela contribuição para formação integral docente para atuação na escola com a colaboração dos conhecimentos geográficos neste processo. A metodologia cartográfica permite adotar a postura pesquisadora de procura por pistas que indicam o caminho para as estratégias de análise. Para este fim parte-se das experimentações com o cinema na escola em uma perspectiva de criação com procedimentos através da pedagogia dos dispositivos A fundamentação teórica teórica envolve, entre outros, Gonçalves (2011), Oliveira JR. (2005), Massey (2009), Migliorin (2015), e Paraíso e Meyer (2012). O projeto com ações já desenvolvidas em dois anos indicaram caminhos de outras geografias como currículo tendo como mote o espaço escolar e suas particularidades percebem-se as características do lugar e do seu contexto geográfico no bairro através da (re)criação dos dispositivos de cinema com os estudantes. Desta forma, reafirma a potencialidade do olhar geográfico para o contexto escolar como lugar com suas múltiplas trajetórias, assim como a importância da aproximação entre licenciandos e escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14984_TB7629_26102024162052.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA SCHARDOSIN FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.sdf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }