O trabalho apresenta o projeto que se desenvolve com o Colégio Estadual de Ensino Médio Amazonas em colaboração com licenciandos da Pedagogia e Geografia na UERJ Campus Maracanã. Tem como objetivo contribuir para a formação inicial de professores ao desenvolver reflexões teóricas e ações voltadas à análise e recriação de dispositivos de cinema como produtores de geografias com a escola como lugar. Justifica-se porque a Geografia Escolar se interessa não só pelo ensino que acontece no espaço escolar, mas também por processos e agentes que interferem neste como lugar com suas múltiplas trajetórias e pela contribuição para formação integral docente para atuação na escola com a colaboração dos conhecimentos geográficos neste processo. A metodologia cartográfica permite adotar a postura pesquisadora de procura por pistas que indicam o caminho para as estratégias de análise. Para este fim parte-se das experimentações com o cinema na escola em uma perspectiva de criação com procedimentos através da pedagogia dos dispositivos A fundamentação teórica teórica envolve, entre outros, Gonçalves (2011), Oliveira JR. (2005), Massey (2009), Migliorin (2015), e Paraíso e Meyer (2012). O projeto com ações já desenvolvidas em dois anos indicaram caminhos de outras geografias como currículo tendo como mote o espaço escolar e suas particularidades percebem-se as características do lugar e do seu contexto geográfico no bairro através da (re)criação dos dispositivos de cinema com os estudantes. Desta forma, reafirma a potencialidade do olhar geográfico para o contexto escolar como lugar com suas múltiplas trajetórias, assim como a importância da aproximação entre licenciandos e escola.