O desenvolvimento profissional docente na era digital emerge como uma questão central para a inovação educacional e aprimoramento da prática pedagógica. Este estudo investiga os impactos das Tecnologias Digitais (TD) no desenvolvimento profissional de educadores, bem como a eficácia de uma Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência. Adotando uma abordagem qualitativa, o estudo envolveu professores de Belo Horizonte/MG em um grupo colaborativo mediado por uma pesquisadora. Os dados foram coletados por meio de diários de bordo e entrevistas, posteriormente analisados para identificação de tendências e padrões. O arcabouço teórico enfatiza a relevância dos grupos colaborativos online e das TD na formação docente, bem como as competências digitais imprescindíveis para a aprendizagem ao longo da vida. A crescente digitalização da sociedade exige novas habilidades dos cidadãos, destacando a necessidade premente de os educadores dominarem tais competências para capacitarem adequadamente os alunos para a integração na sociedade digital. Apesar do crescente enfoque na competência digital dos discentes, a importância da competência dos educadores para preparar os alunos para o mundo digital muitas vezes é relegada a segundo plano. O estudo ressalta a urgência de uma abordagem integrada e eficaz na formação contínua dos docentes, visando maximizar o potencial das TD na educação. Conclui-se que as TD e a colaboração em grupos podem exercer um impacto positivo no desenvolvimento profissional dos educadores, embora persistam desafios, como a subutilização da tecnologia nas práticas educativas. Assim, torna-se fundamental fomentar uma prática pedagógica mais adaptada às exigências da era digital, garantindo, igualmente, que as instituições educacionais desempenhem um papel ativo na promoção das competências digitais.