Este trabalho destaca a relevância da mediação docente no processo de ensino e aprendizagem de problemas matemáticos para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, temos desenvolvido uma proposta para estudantes do 7º Ano de uma escola municipal de Goiana/PE. Após avaliação diagnóstica, esses estudantes, que apresentaram dificuldades na leitura e resolução de problemas matemáticos, estão sendo mediados numa proposta de dois encontros semanais, além do horário regular das aulas semanais de Matemática. A estratégia metodológica consiste no desenvolvimento de problemas matemáticos com contextos nas práticas sociais dos estudantes. Para isso, temos estabelecido contato com os ambientes nos quais esses sujeitos estão inseridos, conhecendo suas histórias de vida, a fim de desenvolvermos problemas matemáticos com significado para eles. Os conhecimentos prévios que esses estudantes trazem de suas vivências, que o docente deve considerar em suas propostas de aprendizagem, constituem questões essenciais na mediação, e precisam ser priorizados na tentativa de dá significado ao processo de ensino e aprendizagem matemática. A análise do papel mediador do docente está pautada na lente teórica da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) de Reuven Feuerstein. Essa teoria rompe paradigmas ao propor um programa de Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), com vistas a aprendizagem de pessoas com dificuldades de aprendizagem, destacando as possibilidades de construção do conhecimento. Sob o viés teórico da MCE, o professor, como mediador, ao escolher os estímulos adequados, a partir de estratégias que possam de fato instigar os estudantes com dificuldades de aprendizagem a construir novos esquemas mentais, possibilita mudanças significativas na forma de pensar desses sujeitos, possibilitando a construção de habilidades e competências específicas.