Este estudo investiga as práticas pedagógicas mais eficazes para a inclusão de alunos com necessidades especiais na Escola Cidadã Integral Solon de Lucena em Campina Grande - PB. A educação especial é fundamental para garantir uma aprendizagem inclusiva e equitativa, e a pesquisa se concentra em identificar estratégias que promovam uma integração efetiva desses alunos no currículo regular. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo emprega métodos como entrevistas semiestruturadas com educadores, observação participante e análise de documentos escolares. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Paulo Freire (2010), Maria Teresa Eglér Mantoan (2006) e Peter Mittler (2000), que destacam a importância de práticas pedagógicas adaptativas e o papel das políticas públicas na promoção da inclusão. A análise dos dados coletados visa identificar os principais desafios enfrentados pelos educadores e propor estratégias para aprimorar a inclusão e a qualidade da educação especial na instituição. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas pedagógicas eficazes que podem ser replicadas em outras escolas, a contribuição para a formação continuada dos educadores e o fornecimento de subsídios para a formulação de políticas públicas voltadas para a educação especial. A pesquisa pretende, assim, avançar na prática da inclusão escolar, promovendo uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os alunos.