O estudo tem como objetivo detalhar a experiência vivida por uma acadêmico de pedagogia quando da elaboração de um plano de aula, direcionado e executado para o 1º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, na instituição EMEIEF Thomaz Pompeu Sobrinho, situada em Fortaleza, CE. O plano, que engloba as disciplinas de Matemática e Artes, foi elaborado pelo discente Eitor Vasconcelos Leite, sob a supervisão das docentes Elisangela Bezerra Magalhães e Francélia Maria Almeida Sales. A execução da atividade ocorreu no dia primeiro de abril de 2024. No dia da atividade, estiveram presentes 19 alunos. A proposta pedagógica central do plano era proporcionar aos alunos a oportunidade de reconhecer números no contexto diário e estabelecer relações entre quantidades e sua representação numérica, conforme discutido por Freire (1987). Para tornar o aprendizado mais lúdico e efetivo, foram utilizados recursos didáticos como palitos de picolé e cartas do jogo UNO. A utilização desses materiais em uma escola pública é de suma importância, pois eles são recursos acessíveis e versáteis que permitem aos alunos explorar conceitos matemáticos de maneira prática e lúdica. Além disso, esses materiais promovem a interação e a cooperação entre os alunos, habilidades essenciais para o seu desenvolvimento integral. Compreendendo a relevância desses recursos em um contexto de escola pública, onde a verba repassada frequentemente não é suficiente para a exploração de novos conceitos pelos alunos, torna-se evidente a necessidade de estratégias de ensino inovadoras. A adoção de materiais didáticos acessíveis, pode proporcionar aos alunos experiências de aprendizado diversificadas, estimulando-os a se afastarem das práticas de ensino convencionais.