Este artigo explora a importância da literatura de cordel como uma ferramenta educacional para o empoderamento das mulheres. A literatura de cordel, tradicionalmente popular no Nordeste do Brasil, possui uma rica história de narrativas poéticas que abordam temas sociais, culturais e históricos. O uso deste gênero literário na educação pode desempenhar um papel crucial na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento do papel das mulheres na sociedade. Com os objetivos: a) Inicialmente discutir as origens e características da literatura de cordel, b) Identificar e discutir exemplos práticos e estudos de caso onde a literatura de cordel foi integrada ao currículo escolar para abordar questões de gênero e c) Avaliar o impacto da utilização da literatura de cordel na educação sobre o empoderamento das alunas, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a inclusão social. Foi utilizado uma abordagem metodológica qualitativa de revisão bibliográfica, analisando obras de grandes autores e, principalmente, autoras da literatura de cordel e entrevista semiestruturada com uma mulher nordestina que aprendeu a ler e aguçou sua leitura por meio dos cordéis para alcançarmos os objetivos deste artigo. Conclui-se que a literatura de cordel, ao valorizar a cultura local e proporcionar uma plataforma para vozes femininas, contribui significativamente para a educação e o empoderamento das mulheres, preparando-as para exercer um papel ativo e transformador na sociedade.