AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A GEOGRAFIA DO COTIDIANO A PARTIR DOS RIBEIRINHOS DA COMUNIDADE PORTO DO CAPIM – JOÃO PESSOA/PB
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109988 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1573 "inscrito_id" => 7024 "titulo" => "AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A GEOGRAFIA DO COTIDIANO A PARTIR DOS RIBEIRINHOS DA COMUNIDADE PORTO DO CAPIM – JOÃO PESSOA/PB" "resumo" => "A Geografia do cotidiano é praticada pelo homem desde os tempos mais remotos, utilizada para sua sobrevivência no meio, ao operar conhecimentos empíricos formados em seu trajeto de vida para a localização e compreensão do espaço. Compreendendo que a Ciência Geográfica tem como seu laboratório de pesquisa os múltiplos espaços, incluindo os dotados de definições educacionais, entendesse a necessidade de práticas de ensino-aprendizagem in loco, ou seja, localizada no local onde são encontrados os fenômenos a serem analisados. Dessa maneira, este trabalho objetiva a aula de campo como uma prática educativa, caracterizada por promover aos alunos uma aprendizagem que vai além do recorrente e comum ambiente físico escolar, sendo assim, uma ferramenta didático-pedagógica vigente no ensino da Geografia adquirida a partir do saber cotidiano. A presente pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa, com abordagem participativa, de cunho bibliográfico e de campo (in loco). Doravante de uma sistematização das experiências vivenciadas no decorrer de uma aula de campo, realizada durante o componente curricular de Metodologia da Pesquisa em Geografia, na UEPB/Campus III. Assim, os autores desenvolveram compreensões críticas perante os saberes vivenciados durante o processo de campo, principalmente constituídos a partir de entrevistas semiestruturadas com ribeirinhos, moradores da Comunidade de Porto do Capim, localizado na cidade de João Pessoa - PB, associadamente com a ampliação de referencial teórico, auxiliando em uma análise reflexiva e compreensão eficaz do tema debatido. No referido trabalho destacam-se relatos de uma aula de campo com perspectivas voltadas para um cenário educacional geográfico, com olhares pertinentes ao ensino da compreensão do espaço vivido, ou seja, dos saberes adquiridos a partir da realidade na qual estamos inseridos, alcançando a percepção da necessidade primordial de tais debates se tornarem essenciais para a aproximação dos alunos com os conhecimentos empíricos sintetizados pelos cidadãos mais antigos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7024_TB1573_27102024221508.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Ricardo" "autor_email" => "jricardoborges27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109988 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1573 "inscrito_id" => 7024 "titulo" => "AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A GEOGRAFIA DO COTIDIANO A PARTIR DOS RIBEIRINHOS DA COMUNIDADE PORTO DO CAPIM – JOÃO PESSOA/PB" "resumo" => "A Geografia do cotidiano é praticada pelo homem desde os tempos mais remotos, utilizada para sua sobrevivência no meio, ao operar conhecimentos empíricos formados em seu trajeto de vida para a localização e compreensão do espaço. Compreendendo que a Ciência Geográfica tem como seu laboratório de pesquisa os múltiplos espaços, incluindo os dotados de definições educacionais, entendesse a necessidade de práticas de ensino-aprendizagem in loco, ou seja, localizada no local onde são encontrados os fenômenos a serem analisados. Dessa maneira, este trabalho objetiva a aula de campo como uma prática educativa, caracterizada por promover aos alunos uma aprendizagem que vai além do recorrente e comum ambiente físico escolar, sendo assim, uma ferramenta didático-pedagógica vigente no ensino da Geografia adquirida a partir do saber cotidiano. A presente pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa, com abordagem participativa, de cunho bibliográfico e de campo (in loco). Doravante de uma sistematização das experiências vivenciadas no decorrer de uma aula de campo, realizada durante o componente curricular de Metodologia da Pesquisa em Geografia, na UEPB/Campus III. Assim, os autores desenvolveram compreensões críticas perante os saberes vivenciados durante o processo de campo, principalmente constituídos a partir de entrevistas semiestruturadas com ribeirinhos, moradores da Comunidade de Porto do Capim, localizado na cidade de João Pessoa - PB, associadamente com a ampliação de referencial teórico, auxiliando em uma análise reflexiva e compreensão eficaz do tema debatido. No referido trabalho destacam-se relatos de uma aula de campo com perspectivas voltadas para um cenário educacional geográfico, com olhares pertinentes ao ensino da compreensão do espaço vivido, ou seja, dos saberes adquiridos a partir da realidade na qual estamos inseridos, alcançando a percepção da necessidade primordial de tais debates se tornarem essenciais para a aproximação dos alunos com os conhecimentos empíricos sintetizados pelos cidadãos mais antigos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7024_TB1573_27102024221508.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Ricardo" "autor_email" => "jricardoborges27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }