JOGO DA MEMÓRIA PARA CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114316 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7752 "inscrito_id" => 19837 "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA PARA CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Esse artigo apresenta o relato de uma vivência durante a ocorrência da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática para uma turma de graduação em Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Na ementa há um tópico sobre a história da matemática e para consolidar o conteúdo teórico foi desenvolvido um jogo da memória com 12 cartas. A metodologia adotada para explanar esse assunto foi a entrega de um texto impresso com uma breve abordagem dos pontos principais da história, uma apresentação dialogada com auxílio de slides, um vídeo complementar e, para a fixação do conteúdo, a aplicação do jogo da memória. A atividade foi realizada em forma de competição entre dois grupos, cada um composto por três estudantes. No entanto, buscando a participação ativa de todos os membros, cada estudante participava de uma jogada, dessa forma instalou-se um ambiente de aprendizado colaborativo. O jogo foi elaborado contendo 6 pares de cartas, a associação entre estas era o conceito e a descrição, mas para auxiliar o processo e dinamizar as jogadas foram inseridas nas cartas, figuras representativas da história da matemática (em marca d’água). Então, era possível fazer a associação, além da relação conceito e descrição, mas também pela associação de figuras iguais. A competição não apenas motivou os alunos a se engajarem com o material, mas também facilitou a memorização, a observação e a compreensão dos conceitos históricos. A experiência demonstrou que o jogo da memória pode ser uma estratégia pedagógica valiosa na formação de professores porque reforça o conhecimento teórico da matemática, assim como, a importância da utilização de estratégias diversificadas de ensino e aprendizagem na sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19837_TB7752_29072024183345.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEUMA TEIXEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NEUMA" "autor_email" => "neuma.santos@ufra.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114316 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7752 "inscrito_id" => 19837 "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA PARA CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Esse artigo apresenta o relato de uma vivência durante a ocorrência da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática para uma turma de graduação em Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Na ementa há um tópico sobre a história da matemática e para consolidar o conteúdo teórico foi desenvolvido um jogo da memória com 12 cartas. A metodologia adotada para explanar esse assunto foi a entrega de um texto impresso com uma breve abordagem dos pontos principais da história, uma apresentação dialogada com auxílio de slides, um vídeo complementar e, para a fixação do conteúdo, a aplicação do jogo da memória. A atividade foi realizada em forma de competição entre dois grupos, cada um composto por três estudantes. No entanto, buscando a participação ativa de todos os membros, cada estudante participava de uma jogada, dessa forma instalou-se um ambiente de aprendizado colaborativo. O jogo foi elaborado contendo 6 pares de cartas, a associação entre estas era o conceito e a descrição, mas para auxiliar o processo e dinamizar as jogadas foram inseridas nas cartas, figuras representativas da história da matemática (em marca d’água). Então, era possível fazer a associação, além da relação conceito e descrição, mas também pela associação de figuras iguais. A competição não apenas motivou os alunos a se engajarem com o material, mas também facilitou a memorização, a observação e a compreensão dos conceitos históricos. A experiência demonstrou que o jogo da memória pode ser uma estratégia pedagógica valiosa na formação de professores porque reforça o conhecimento teórico da matemática, assim como, a importância da utilização de estratégias diversificadas de ensino e aprendizagem na sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19837_TB7752_29072024183345.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEUMA TEIXEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NEUMA" "autor_email" => "neuma.santos@ufra.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }