O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de ensino e aprendizagem sobre o conteúdo de porcentagem para uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos no ano de 2023. Em parceria com a professora alfabetizadora, pedagoga, desenvolveu-se uma abordagem para tratar o conteúdo de porcentagem junto com o professor de matemática a partir da manchete de uma reportagem trazida por estudantes. A turma em questão é atendida pela rede municipal de educação, na cidade de Florianópolis/SC, no Núcleo de Estudos da Terceira Idade – Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-UNAPI) cujo polo se instala na Universidade Federal de Santa Catarina, sendo composta exclusivamente por pessoas com 50 anos ou mais. Por se tratar de uma turma de alfabetização, buscou-se utilizar de materiais concretos que possibilitassem a compreensão da manchete em questão, cujo contexto era de um aumento na quantidade de habitantes na capital catarinense desde os anos 2000. Desse modo, foram confeccionados círculos, em papel cartão de diferentes cores, cujas “fatias” faziam referência a 1%, 5%, 10%, 20%, 25%, 50% e 100% de um todo-referência. O desafio consistia em mobilizar conhecimentos de porcentagem que não dependessem de algoritmos associados à regra de três simples, mas que os estudantes lançassem mão de suas habilidades em pensamento proporcional e as já conhecidas operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Durante a atividade, os estudantes manusearam os materiais, mobilizando conhecimentos de composição e decomposição de quantidades, enquanto socializavam suas estratégias com a turma. Junto à professora pedagoga, avaliou-se que o material concreto auxiliou na apropriação do conteúdo de porcentagem pelos estudantes, que puderam compreender a relação parte-todo envolvida na atividade.