PERCEÇÕES DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE O MEIO AMBIENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113848 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7097 "inscrito_id" => 13269 "titulo" => "PERCEÇÕES DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE O MEIO AMBIENTE" "resumo" => "Este artigo tem como foco destacar como os alunos de uma escola pública que estudam Educação Ambiental na grade curricular como disciplina, percebem o meio ambiente. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Paragominas - PA, com 40 alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. O objetivo dessa pesquisa é identificar as concepções dos alunos da 2ª série do ensino médio acerca do meio ambiente, visto que, a Educação Ambiental se preocupa em sensibilizar acerca de problemas relacionados com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. A forma como o ser humano vem utilizando os recursos naturais tem despertado a preocupação da sociedade e com o futuro do nosso planeta. Neste sentido, foi realizada uma atividade onde foi entregue uma folha de papel A4 para os alunos e solicitado que cada um representassem em forma de desenho “o que é o meio ambiente”. Em seguida os desenhos foram analisados e separados em categorias, onde percebemos cinco categorias, são elas: naturalista, ser humano prejudicando a natureza, ser humano transformando o ambiente, consciência ambiental e biosfera. A visão naturalista da natureza intacta sem a presença do ser humano destacou-se com 27,5%, seguida do ser humano transformando o ambiente com 25%, a visão de consciência ambiental o ser humano vivendo na natureza em harmonia e utilizando os recurso de forma consciente destacou-se com 17,5%, a visão ser humano prejudicando a natureza com 15% e a visão biosfera com 15%. Assim, se percebe que, para a maioria dos estudantes não se percebe como sendo parte da natureza, apesar disso, alguns estudantes demonstraram preocupação e consciência ambiental, ressaltando a importância da Educação Ambiental como parte dos currículos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13269_TB7097_23102024214734.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZENAÍDE DOS SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "ZENAÍDE" "autor_email" => "zenaide.lopesbio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113848 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7097 "inscrito_id" => 13269 "titulo" => "PERCEÇÕES DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE O MEIO AMBIENTE" "resumo" => "Este artigo tem como foco destacar como os alunos de uma escola pública que estudam Educação Ambiental na grade curricular como disciplina, percebem o meio ambiente. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Paragominas - PA, com 40 alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. O objetivo dessa pesquisa é identificar as concepções dos alunos da 2ª série do ensino médio acerca do meio ambiente, visto que, a Educação Ambiental se preocupa em sensibilizar acerca de problemas relacionados com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. A forma como o ser humano vem utilizando os recursos naturais tem despertado a preocupação da sociedade e com o futuro do nosso planeta. Neste sentido, foi realizada uma atividade onde foi entregue uma folha de papel A4 para os alunos e solicitado que cada um representassem em forma de desenho “o que é o meio ambiente”. Em seguida os desenhos foram analisados e separados em categorias, onde percebemos cinco categorias, são elas: naturalista, ser humano prejudicando a natureza, ser humano transformando o ambiente, consciência ambiental e biosfera. A visão naturalista da natureza intacta sem a presença do ser humano destacou-se com 27,5%, seguida do ser humano transformando o ambiente com 25%, a visão de consciência ambiental o ser humano vivendo na natureza em harmonia e utilizando os recurso de forma consciente destacou-se com 17,5%, a visão ser humano prejudicando a natureza com 15% e a visão biosfera com 15%. Assim, se percebe que, para a maioria dos estudantes não se percebe como sendo parte da natureza, apesar disso, alguns estudantes demonstraram preocupação e consciência ambiental, ressaltando a importância da Educação Ambiental como parte dos currículos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13269_TB7097_23102024214734.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZENAÍDE DOS SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "ZENAÍDE" "autor_email" => "zenaide.lopesbio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }