Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEÇÕES DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE O MEIO AMBIENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113848
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7097
    "inscrito_id" => 13269
    "titulo" => "PERCEÇÕES DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE O MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "Este artigo tem como foco destacar como os alunos de uma escola pública que estudam Educação Ambiental na grade curricular como disciplina, percebem o meio ambiente. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Paragominas - PA, com 40 alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. O objetivo dessa pesquisa é identificar as concepções dos alunos da 2ª série do ensino médio acerca do meio ambiente, visto que, a Educação Ambiental se preocupa em sensibilizar acerca de problemas relacionados com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. A forma como o ser humano vem utilizando os recursos naturais tem despertado a preocupação da sociedade e com o futuro do nosso planeta. Neste sentido, foi realizada uma atividade onde foi entregue uma folha de papel A4 para os alunos e solicitado que cada um representassem em forma de desenho “o que é o meio ambiente”. Em seguida os desenhos foram analisados e separados em categorias, onde percebemos cinco categorias, são elas: naturalista, ser humano prejudicando a natureza, ser humano transformando o ambiente, consciência ambiental e biosfera. A visão naturalista da natureza intacta sem a presença do ser humano destacou-se com 27,5%, seguida do ser humano transformando o ambiente com 25%, a visão de consciência ambiental o ser humano vivendo na natureza em harmonia e utilizando os recurso de forma consciente destacou-se com 17,5%, a visão ser humano prejudicando a natureza com 15% e a visão biosfera com 15%. Assim, se percebe que, para a maioria dos estudantes não se percebe como sendo parte da natureza, apesar disso, alguns estudantes demonstraram preocupação e consciência ambiental, ressaltando a importância da Educação Ambiental como parte dos currículos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13269_TB7097_23102024214734.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZENAÍDE DOS SANTOS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "ZENAÍDE"
    "autor_email" => "zenaide.lopesbio@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113848
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7097
    "inscrito_id" => 13269
    "titulo" => "PERCEÇÕES DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE O MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "Este artigo tem como foco destacar como os alunos de uma escola pública que estudam Educação Ambiental na grade curricular como disciplina, percebem o meio ambiente. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Paragominas - PA, com 40 alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. O objetivo dessa pesquisa é identificar as concepções dos alunos da 2ª série do ensino médio acerca do meio ambiente, visto que, a Educação Ambiental se preocupa em sensibilizar acerca de problemas relacionados com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. A forma como o ser humano vem utilizando os recursos naturais tem despertado a preocupação da sociedade e com o futuro do nosso planeta. Neste sentido, foi realizada uma atividade onde foi entregue uma folha de papel A4 para os alunos e solicitado que cada um representassem em forma de desenho “o que é o meio ambiente”. Em seguida os desenhos foram analisados e separados em categorias, onde percebemos cinco categorias, são elas: naturalista, ser humano prejudicando a natureza, ser humano transformando o ambiente, consciência ambiental e biosfera. A visão naturalista da natureza intacta sem a presença do ser humano destacou-se com 27,5%, seguida do ser humano transformando o ambiente com 25%, a visão de consciência ambiental o ser humano vivendo na natureza em harmonia e utilizando os recurso de forma consciente destacou-se com 17,5%, a visão ser humano prejudicando a natureza com 15% e a visão biosfera com 15%. Assim, se percebe que, para a maioria dos estudantes não se percebe como sendo parte da natureza, apesar disso, alguns estudantes demonstraram preocupação e consciência ambiental, ressaltando a importância da Educação Ambiental como parte dos currículos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13269_TB7097_23102024214734.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZENAÍDE DOS SANTOS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "ZENAÍDE"
    "autor_email" => "zenaide.lopesbio@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo tem como foco destacar como os alunos de uma escola pública que estudam Educação Ambiental na grade curricular como disciplina, percebem o meio ambiente. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Paragominas - PA, com 40 alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. O objetivo dessa pesquisa é identificar as concepções dos alunos da 2ª série do ensino médio acerca do meio ambiente, visto que, a Educação Ambiental se preocupa em sensibilizar acerca de problemas relacionados com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. A forma como o ser humano vem utilizando os recursos naturais tem despertado a preocupação da sociedade e com o futuro do nosso planeta. Neste sentido, foi realizada uma atividade onde foi entregue uma folha de papel A4 para os alunos e solicitado que cada um representassem em forma de desenho “o que é o meio ambiente”. Em seguida os desenhos foram analisados e separados em categorias, onde percebemos cinco categorias, são elas: naturalista, ser humano prejudicando a natureza, ser humano transformando o ambiente, consciência ambiental e biosfera. A visão naturalista da natureza intacta sem a presença do ser humano destacou-se com 27,5%, seguida do ser humano transformando o ambiente com 25%, a visão de consciência ambiental o ser humano vivendo na natureza em harmonia e utilizando os recurso de forma consciente destacou-se com 17,5%, a visão ser humano prejudicando a natureza com 15% e a visão biosfera com 15%. Assim, se percebe que, para a maioria dos estudantes não se percebe como sendo parte da natureza, apesar disso, alguns estudantes demonstraram preocupação e consciência ambiental, ressaltando a importância da Educação Ambiental como parte dos currículos escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.