O texto apresentado resulta de uma etapa realizada como parte da pesquisa pós-doutoral “Formação Docente e as Metodologias Ativas para Inclusão no Ensino Técnico e Tecnológico.” A etapa foi constituída pela experienciação da Inteligência Artificial Generativa para o planejamento dialógico de aulas diferenciadas e inclusivas voltadas aos estudantes do ensino médio dos cursos técnicos do IFMA Campus Barra do Corda. A metodologia utilizou a pesquisa-ação, com aplicação prática, entrelaçamento dos participantes e análise qualitativa dos resultados, norteados pela Pedagogia da Pergunta, de Paulo Freire (1987), Aprendizagem Colaborativa na perspectiva da Pedagogia Construtivista (Dewey, Freinet, Cousinet, Montessori, e Edouard Claparède, Piaget e de Vygotsky). O referencial teórico utilizou as ideias sobre IA de Kaufman e Santaella (2020), além da proposta conceitual do “Leitor Iterativo” de Santaella (2024). O momento foi constituído pelas etapas de elaboração do planejamento por meio do ChatGPT para realização de um momento sensibilizador e de autoconhecimento com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio dos cursos técnicos de Administração, Química, Informática e Edificações. A aplicação da proposta gerou momentos impares, quando os alunos expressaram por meio da narrativa de si, utilizando criatividade e múltiplas linguagens para se expressarem com liberdade, trabalho colaborativo e envolvimento empático, criando um espaço mais inclusivo, evidenciando o potencial da IA enquanto suporte a propostas de aulas diferenciadas e auxílio ao fazer docente.