IDENTIDADE E TERRITORIALIDADE: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS COM EDUCANDOS DA EJAI
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109490 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 874 "inscrito_id" => 7382 "titulo" => "IDENTIDADE E TERRITORIALIDADE: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS COM EDUCANDOS DA EJAI" "resumo" => "Construir identidade e territorialidade de um determinado grupo deve significar analisar seus processos históricos e geográficos relacionando-os com problemas criados pela segregação socioespacial através da compreensão de suas construções identitárias a partir de espaços de memória coletiva. Refletindo sobre estas questões, a equipe pedagógica do Projeto de Extensão Universitária “Letramento de Jovens, Adultos e Idosos COPPE/UFRJ” desenvolveu, com a participação integral de seus educandos, um conjunto de atividades interdisciplinares que ocorreram no segundo semestre do ano de 2023, cujo tema foi “Territorialidade e Sustentabilidade”. Estas atividades didático-pedagógicas foram executadas a partir da realização de visitas à Vila Residencial (Ilha do Fundão/RJ), ao Museu da Maré (Complexo da Maré/RJ), ao Projeto Muda (Eng. Ambiental/UFRJ) e ao Projeto “O Caminho do Lixo”, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia – LAMCE/COPPE/UFRJ. Esse trabalho teve por finalidade a proposta de contribuição para o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno da Cidade Universitária UFRJ/Campus Fundão, bem como, a contribuição na construção da cidadania e a possibilidade de oportunidades para os educandos, colaborando assim para o fim do processo de invisibilidade pelo qual eles perpassam. A justificativa para desenvolver o Projeto Interdisciplinar foi a da expectativa de promoção da construção de identidade dos educandos, bem como de pertencimento à comunidade local através do diálogo durante as visitas em espaços contextualizados. A metodologia utilizada foi a realização de práticas participativas através da construção coletiva e contação de histórias orais em uma perspectiva crítica, reflexiva e emancipatória. Neste ponto é possível citar a leitura do conto Mansões e Puxadinhos, de Conceição Evaristo, cujo objetivo principal foi o de identificar a noção de território e desigualdade social. Por fim, nos resultados alcançados, destacam-se as discussões efetivadas através da compreensão da construção dos seus espaços e territórios, além do engajamento dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7382_TB874_17102024092725.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE CUNHA DANTAS" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "ddantas@oceanica.ufrj.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109490 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 874 "inscrito_id" => 7382 "titulo" => "IDENTIDADE E TERRITORIALIDADE: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS COM EDUCANDOS DA EJAI" "resumo" => "Construir identidade e territorialidade de um determinado grupo deve significar analisar seus processos históricos e geográficos relacionando-os com problemas criados pela segregação socioespacial através da compreensão de suas construções identitárias a partir de espaços de memória coletiva. Refletindo sobre estas questões, a equipe pedagógica do Projeto de Extensão Universitária “Letramento de Jovens, Adultos e Idosos COPPE/UFRJ” desenvolveu, com a participação integral de seus educandos, um conjunto de atividades interdisciplinares que ocorreram no segundo semestre do ano de 2023, cujo tema foi “Territorialidade e Sustentabilidade”. Estas atividades didático-pedagógicas foram executadas a partir da realização de visitas à Vila Residencial (Ilha do Fundão/RJ), ao Museu da Maré (Complexo da Maré/RJ), ao Projeto Muda (Eng. Ambiental/UFRJ) e ao Projeto “O Caminho do Lixo”, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia – LAMCE/COPPE/UFRJ. Esse trabalho teve por finalidade a proposta de contribuição para o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno da Cidade Universitária UFRJ/Campus Fundão, bem como, a contribuição na construção da cidadania e a possibilidade de oportunidades para os educandos, colaborando assim para o fim do processo de invisibilidade pelo qual eles perpassam. A justificativa para desenvolver o Projeto Interdisciplinar foi a da expectativa de promoção da construção de identidade dos educandos, bem como de pertencimento à comunidade local através do diálogo durante as visitas em espaços contextualizados. A metodologia utilizada foi a realização de práticas participativas através da construção coletiva e contação de histórias orais em uma perspectiva crítica, reflexiva e emancipatória. Neste ponto é possível citar a leitura do conto Mansões e Puxadinhos, de Conceição Evaristo, cujo objetivo principal foi o de identificar a noção de território e desigualdade social. Por fim, nos resultados alcançados, destacam-se as discussões efetivadas através da compreensão da construção dos seus espaços e territórios, além do engajamento dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7382_TB874_17102024092725.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE CUNHA DANTAS" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "ddantas@oceanica.ufrj.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }