CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA IMPULSIONAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA - RS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112484 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5132 "inscrito_id" => 15343 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA IMPULSIONAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA - RS" "resumo" => "Este trabalho relata atividades do programa Impulsionar na rede municipal de ensino de Santa Maria - RS e seus impactos na aprendizagem dos estudantes. A execução do projeto piloto do Impulsionar foi realizada em parceria com a QUINTESSA, a Nova Escola, entre outros, durante os anos de 2022 e 2023 em cinco escolas. O objetivo do Impulsionar consistiu em apoiar no desenvolvimento de estratégias de prevenção e redução de defasagens em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano. Entre as ações do programa, destacam-se apoiar e orientar a diagnosticar as condições da rede e planejar a implementação de um modelo pedagógico para prevenção e redução de lacunas de aprendizagem; oferecer formação para equipe da secretaria, gestores e professores para apoiar no planejamento e na implementação de novas estratégias de ensino-aprendizagem; sistematizar os desafios e aprendizados da implementação das estratégias de prevenção e redução de lacunas de aprendizagem a partir da coleta de dados e monitoramento da implementação do programa. O programa acompanhou a aprendizagem dos estudantes, a partir de avaliações diagnósticas, relatórios de desenvolvimento de habilidades; construção da LAP (Lista de Aprendizagens Prioritárias), e formações de professores semanais. A partir das ações e resultado do desempenho dos estudantes, percebeu-se que o acompanhamento da aprendizagem é fundamental, pois identifica quais as habilidades foram desenvolvidas e quais precisam de mais atenção para serem consolidadas. Dessa forma, o professor consegue identificar as dificuldades, tomando-as como norte para pensar em estratégias que possam ser utilizadas para superar as lacunas. Também destacam-se as contribuições da formação continuada para que professores possam refletir sobre a sua prática, conhecer e vivenciar metodologias que possam ser utilizadas, bem como dialogar e compartilhar experiências com seus pares de forma coletiva, pensando estratégias que podem ser empregadas para superar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15343_TB5132_27102024194924.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELE COIMBRA PADILHA" "autor_nome_curto" => "EMANUELE" "autor_email" => "emanuele.padilha@edu.santamaria.rs.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112484 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5132 "inscrito_id" => 15343 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA IMPULSIONAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA - RS" "resumo" => "Este trabalho relata atividades do programa Impulsionar na rede municipal de ensino de Santa Maria - RS e seus impactos na aprendizagem dos estudantes. A execução do projeto piloto do Impulsionar foi realizada em parceria com a QUINTESSA, a Nova Escola, entre outros, durante os anos de 2022 e 2023 em cinco escolas. O objetivo do Impulsionar consistiu em apoiar no desenvolvimento de estratégias de prevenção e redução de defasagens em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano. Entre as ações do programa, destacam-se apoiar e orientar a diagnosticar as condições da rede e planejar a implementação de um modelo pedagógico para prevenção e redução de lacunas de aprendizagem; oferecer formação para equipe da secretaria, gestores e professores para apoiar no planejamento e na implementação de novas estratégias de ensino-aprendizagem; sistematizar os desafios e aprendizados da implementação das estratégias de prevenção e redução de lacunas de aprendizagem a partir da coleta de dados e monitoramento da implementação do programa. O programa acompanhou a aprendizagem dos estudantes, a partir de avaliações diagnósticas, relatórios de desenvolvimento de habilidades; construção da LAP (Lista de Aprendizagens Prioritárias), e formações de professores semanais. A partir das ações e resultado do desempenho dos estudantes, percebeu-se que o acompanhamento da aprendizagem é fundamental, pois identifica quais as habilidades foram desenvolvidas e quais precisam de mais atenção para serem consolidadas. Dessa forma, o professor consegue identificar as dificuldades, tomando-as como norte para pensar em estratégias que possam ser utilizadas para superar as lacunas. Também destacam-se as contribuições da formação continuada para que professores possam refletir sobre a sua prática, conhecer e vivenciar metodologias que possam ser utilizadas, bem como dialogar e compartilhar experiências com seus pares de forma coletiva, pensando estratégias que podem ser empregadas para superar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15343_TB5132_27102024194924.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELE COIMBRA PADILHA" "autor_nome_curto" => "EMANUELE" "autor_email" => "emanuele.padilha@edu.santamaria.rs.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }