EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113785 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7011 "inscrito_id" => 14071 "titulo" => "EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi descrever a relevância da disciplina Educação Étnico-Racial e Diversidade para formação de professores no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O componente curricular favoreceu o entendimento das dinâmicas sociais, culturais, históricas e políticas entre diferentes grupos étnicos. É fundamental a luta contra o racismo, visando uma sociedade mais justa que garanta os direitos de todos os cidadãos. No entanto, a integração dessa discussão no contexto escolar apresenta desafios, especialmente no que diz respeito à habilidade dos docentes de Ciências e Biologia em relacionar os conteúdos ministrados com as dinâmicas de vivências sociais dos educandos. Segundo Silva e Araújo (2023), o desconhecimento dos educadores sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena é um dos obstáculos que dificultam a abordagem dessas temáticas. Para uma prática docente antirracista e dialógica, é oportuno que os professores estejam capacitados para incorporar esses tópicos em sala de aula. Portanto, a formação inicial deve promover a educação voltada para a diversidade. Durante o desenvolvimento da disciplina, por meio das leituras de textos e seminários, foi possível identificar uma variedade de abordagens empregadas para estimular a compreensão e reflexão sobre as questões étnico-raciais, direitos humanos, relações de gênero, educação indígena e do campo, direcionando a formação dos professores(as) multiculturalistas. De acordo com Souza e Machado (2022), o multiculturalismo amplia as oportunidades de aprendizado ao permitir uma análise das diferenças culturais, de gênero, classe social, econômica e religiosa, destacando que o educador como formador de opiniões, precisa estar inserido nesse contexto para assegurar o sucesso do ensino. Esse processo colabora para reflexões e conscientização favorecendo o desenvolvimento de habilidades para lidar com a diversidade em contextos educacionais e tornar realidade a implementação de práticas educativas mais inclusivas na busca de construir uma sociedade mais equitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID14071_TB7011_10062024191140.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARISSE SUCUPIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "CLARISSE" "autor_email" => "clarissesucupiranascimento@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113785 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7011 "inscrito_id" => 14071 "titulo" => "EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi descrever a relevância da disciplina Educação Étnico-Racial e Diversidade para formação de professores no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O componente curricular favoreceu o entendimento das dinâmicas sociais, culturais, históricas e políticas entre diferentes grupos étnicos. É fundamental a luta contra o racismo, visando uma sociedade mais justa que garanta os direitos de todos os cidadãos. No entanto, a integração dessa discussão no contexto escolar apresenta desafios, especialmente no que diz respeito à habilidade dos docentes de Ciências e Biologia em relacionar os conteúdos ministrados com as dinâmicas de vivências sociais dos educandos. Segundo Silva e Araújo (2023), o desconhecimento dos educadores sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena é um dos obstáculos que dificultam a abordagem dessas temáticas. Para uma prática docente antirracista e dialógica, é oportuno que os professores estejam capacitados para incorporar esses tópicos em sala de aula. Portanto, a formação inicial deve promover a educação voltada para a diversidade. Durante o desenvolvimento da disciplina, por meio das leituras de textos e seminários, foi possível identificar uma variedade de abordagens empregadas para estimular a compreensão e reflexão sobre as questões étnico-raciais, direitos humanos, relações de gênero, educação indígena e do campo, direcionando a formação dos professores(as) multiculturalistas. De acordo com Souza e Machado (2022), o multiculturalismo amplia as oportunidades de aprendizado ao permitir uma análise das diferenças culturais, de gênero, classe social, econômica e religiosa, destacando que o educador como formador de opiniões, precisa estar inserido nesse contexto para assegurar o sucesso do ensino. Esse processo colabora para reflexões e conscientização favorecendo o desenvolvimento de habilidades para lidar com a diversidade em contextos educacionais e tornar realidade a implementação de práticas educativas mais inclusivas na busca de construir uma sociedade mais equitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID14071_TB7011_10062024191140.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARISSE SUCUPIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "CLARISSE" "autor_email" => "clarissesucupiranascimento@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }