Este trabalho descreve uma proposta pedagógica, utilizando a conversão de representações semióticas e recursos tecnológicos digitais. Por ocasião da criação da tal proposta intui-se que é possível contribuir para compreensão dos conceitos pelos estudantes, a utilização de uma forma prática da matemática financeira, podendo-se realizar inferências sobre a solução encontrada. Buscou-se utilizar como ferramenta tecnológica digital, planilhas eletrônicas. No que tange à metodologia, aplicou-se uma sequência didática aos estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio Macário Borba, da cidade de Sombrio (SC), inspirada no referencial metodológico na aproximação da Engenharia Didática de Artigue (1998). O referencial teórico adotado, está fundamentado na Teoria dos Registros e Representações Semióticas (TRRS) de Duval (2003), e nas Tecnologias Digitais (TD) no ensino da matemática de Gomes et al. (2015). No sentido de verificar a abordagem da matemática financeira no ensino médio, analisou-se dois livros didáticos inscritos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2021). Verificou-se que os livros analisados, estavam alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) atendendo os objetivos de tal documento. A partir da conversão de registros da língua materna para a forma algébrica, e por conseguinte para a forma computacional, os estudantes, conseguiram compreender as informações fornecidas, convertendo-as; aplicaram o devido tratamento para cada dado encontrado, construindo conceitos de matemática financeira.