Este presente trabalho tem como objetivo principal analisar de que forma as Metodologias Ativas podem contribuir para um ensino de qualidade nas aulas de Matemática, visando o despertar e o interesse coletivo dos alunos em aprimorar seus conhecimentos. Este estudo possui relevância pessoal, pois durante a trajetória acadêmica e profissional pode-se presenciar e perceber a dificuldade de muitos alunos com a Matemática, bem como, as limitações de professores em trazer inovações pedagógicas para as aulas dessa disciplina, enquadrando-se nas metodologias ativas. Essas observações contribuíram para despertar o interesse em buscar novas ferramentas de ensino e aprendizagem que possibilitassem a realização de aulas de Matemática mais didáticas, dinâmicas e significativas voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de São Caetano, no agreste Pernambucano, no qual foi à principal área de atuação de estudo para a caracterização dessa pesquisa. Desse modo, foi aplicado um questionário, em busca de conhecer os métodos utilizados pelo professor atuante. Abordando uma pesquisa qualitativa, foi possível compreender a necessidade de promover um ensino com metodologias ativas para buscar o interesse do aluno essa disciplina. Este estudo tem como principal finalidade abranger as contribuições das metodologias ativas para o processo de ensino aprendizagem.