Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO-PE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109320
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 648
    "inscrito_id" => 5848
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO-PE."
    "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo principal analisar de que forma as Metodologias Ativas podem contribuir para um ensino de qualidade nas aulas de Matemática, visando o despertar e o interesse coletivo dos alunos em aprimorar seus conhecimentos. Este estudo possui relevância pessoal, pois durante a trajetória acadêmica e profissional pode-se presenciar e perceber a dificuldade de muitos alunos com a Matemática, bem como, as limitações de professores em trazer inovações pedagógicas para as aulas dessa disciplina, enquadrando-se nas metodologias ativas. Essas observações contribuíram para despertar o interesse em buscar novas ferramentas de ensino e aprendizagem que possibilitassem a realização de aulas de Matemática mais didáticas, dinâmicas e significativas voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de São Caetano, no agreste Pernambucano, no qual foi à principal área de atuação de estudo para a caracterização dessa pesquisa. Desse modo, foi aplicado um questionário, em busca de conhecer os métodos utilizados pelo professor atuante. Abordando uma pesquisa qualitativa, foi possível compreender a necessidade de promover um ensino com metodologias ativas para buscar o interesse do aluno essa disciplina. Este estudo tem como principal finalidade abranger as contribuições das metodologias ativas para o processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5848_TB648_17102024151029.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FIDELLYS DOUGLAS LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FIDELLYS"
    "autor_email" => "fidellysdouglas8@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109320
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 648
    "inscrito_id" => 5848
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO-PE."
    "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo principal analisar de que forma as Metodologias Ativas podem contribuir para um ensino de qualidade nas aulas de Matemática, visando o despertar e o interesse coletivo dos alunos em aprimorar seus conhecimentos. Este estudo possui relevância pessoal, pois durante a trajetória acadêmica e profissional pode-se presenciar e perceber a dificuldade de muitos alunos com a Matemática, bem como, as limitações de professores em trazer inovações pedagógicas para as aulas dessa disciplina, enquadrando-se nas metodologias ativas. Essas observações contribuíram para despertar o interesse em buscar novas ferramentas de ensino e aprendizagem que possibilitassem a realização de aulas de Matemática mais didáticas, dinâmicas e significativas voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de São Caetano, no agreste Pernambucano, no qual foi à principal área de atuação de estudo para a caracterização dessa pesquisa. Desse modo, foi aplicado um questionário, em busca de conhecer os métodos utilizados pelo professor atuante. Abordando uma pesquisa qualitativa, foi possível compreender a necessidade de promover um ensino com metodologias ativas para buscar o interesse do aluno essa disciplina. Este estudo tem como principal finalidade abranger as contribuições das metodologias ativas para o processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5848_TB648_17102024151029.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FIDELLYS DOUGLAS LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FIDELLYS"
    "autor_email" => "fidellysdouglas8@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este presente trabalho tem como objetivo principal analisar de que forma as Metodologias Ativas podem contribuir para um ensino de qualidade nas aulas de Matemática, visando o despertar e o interesse coletivo dos alunos em aprimorar seus conhecimentos. Este estudo possui relevância pessoal, pois durante a trajetória acadêmica e profissional pode-se presenciar e perceber a dificuldade de muitos alunos com a Matemática, bem como, as limitações de professores em trazer inovações pedagógicas para as aulas dessa disciplina, enquadrando-se nas metodologias ativas. Essas observações contribuíram para despertar o interesse em buscar novas ferramentas de ensino e aprendizagem que possibilitassem a realização de aulas de Matemática mais didáticas, dinâmicas e significativas voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de São Caetano, no agreste Pernambucano, no qual foi à principal área de atuação de estudo para a caracterização dessa pesquisa. Desse modo, foi aplicado um questionário, em busca de conhecer os métodos utilizados pelo professor atuante. Abordando uma pesquisa qualitativa, foi possível compreender a necessidade de promover um ensino com metodologias ativas para buscar o interesse do aluno essa disciplina. Este estudo tem como principal finalidade abranger as contribuições das metodologias ativas para o processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.