JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113068 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5968 "inscrito_id" => 10529 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "A compreensão dos conceitos teóricos no ensino de ciências, baseada em um modelo de ensino mais concreto e visual, torna-se possível com a inserção de aulas práticas no ambiente escolar, pois facilita o processo de ensino-aprendizagem por meio da experimentação e da construção do conhecimento. O uso de diferentes alternativas, com o intuito de contextualizar o conhecimento teórico tornando uma realidade mais próxima do aluno, é um dos grandes desafios na Educação. Os jogos didáticos tornam-se uma excelente estratégia pedagógica, de modo a instruir e permitir que os alunos sejam agentes participativos em sala de aula. Nesse contexto, o presente trabalho buscou relatar a experiência de uma aula prática sobre Vidrarias de Laboratório com alunos do Ensino Fundamental utilizando o jogo bingo, como ferramenta para o ensino-aprendizagem. As vivências educativas ocorreram com alunos do 8° ano, na Escola Cidadã Integral Técnica Ministro José Américo de Almeida no município de Areia, Paraíba, durante a atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Inicialmente as vidrarias foram apresentadas com os seus respectivos nomes e funções; em seguida os alunos manusearam as vidrarias e dúvidas foram esclarecidas; e por fim foi realizado o bingo interativo cujas cartelas apresentavam as ilustrações das vidrarias enumeradas. Os números correspondentes às vidrarias foram sorteados e os alunos que preencheram toda a cartela receberam um prêmio simbólico. A dinâmica realizada na aula prática possibilitou a participação dos alunos durante todo o momento, levando a realizarem questionamentos e interagirem entre si, além de estimular a criatividade e curiosidade, que são características fundamentais para a aquisição de conhecimento. Os resultados obtidos mostraram que a utilização de estratégias mais ativas interfere de forma significativa no ensino e aprendizagem dos alunos, auxiliando na compreensão de termos mais complexos e que no modelo de ensino apresentado, facilitou o entendimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10529_TB5968_16102024173524.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN LUSTOSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellenlustosa84@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113068 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5968 "inscrito_id" => 10529 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "A compreensão dos conceitos teóricos no ensino de ciências, baseada em um modelo de ensino mais concreto e visual, torna-se possível com a inserção de aulas práticas no ambiente escolar, pois facilita o processo de ensino-aprendizagem por meio da experimentação e da construção do conhecimento. O uso de diferentes alternativas, com o intuito de contextualizar o conhecimento teórico tornando uma realidade mais próxima do aluno, é um dos grandes desafios na Educação. Os jogos didáticos tornam-se uma excelente estratégia pedagógica, de modo a instruir e permitir que os alunos sejam agentes participativos em sala de aula. Nesse contexto, o presente trabalho buscou relatar a experiência de uma aula prática sobre Vidrarias de Laboratório com alunos do Ensino Fundamental utilizando o jogo bingo, como ferramenta para o ensino-aprendizagem. As vivências educativas ocorreram com alunos do 8° ano, na Escola Cidadã Integral Técnica Ministro José Américo de Almeida no município de Areia, Paraíba, durante a atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Inicialmente as vidrarias foram apresentadas com os seus respectivos nomes e funções; em seguida os alunos manusearam as vidrarias e dúvidas foram esclarecidas; e por fim foi realizado o bingo interativo cujas cartelas apresentavam as ilustrações das vidrarias enumeradas. Os números correspondentes às vidrarias foram sorteados e os alunos que preencheram toda a cartela receberam um prêmio simbólico. A dinâmica realizada na aula prática possibilitou a participação dos alunos durante todo o momento, levando a realizarem questionamentos e interagirem entre si, além de estimular a criatividade e curiosidade, que são características fundamentais para a aquisição de conhecimento. Os resultados obtidos mostraram que a utilização de estratégias mais ativas interfere de forma significativa no ensino e aprendizagem dos alunos, auxiliando na compreensão de termos mais complexos e que no modelo de ensino apresentado, facilitou o entendimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10529_TB5968_16102024173524.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN LUSTOSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellenlustosa84@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }