A compreensão dos conceitos teóricos no ensino de ciências, baseada em um modelo de ensino mais concreto e visual, torna-se possível com a inserção de aulas práticas no ambiente escolar, pois facilita o processo de ensino-aprendizagem por meio da experimentação e da construção do conhecimento. O uso de diferentes alternativas, com o intuito de contextualizar o conhecimento teórico tornando uma realidade mais próxima do aluno, é um dos grandes desafios na Educação. Os jogos didáticos tornam-se uma excelente estratégia pedagógica, de modo a instruir e permitir que os alunos sejam agentes participativos em sala de aula. Nesse contexto, o presente trabalho buscou relatar a experiência de uma aula prática sobre Vidrarias de Laboratório com alunos do Ensino Fundamental utilizando o jogo bingo, como ferramenta para o ensino-aprendizagem. As vivências educativas ocorreram com alunos do 8° ano, na Escola Cidadã Integral Técnica Ministro José Américo de Almeida no município de Areia, Paraíba, durante a atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Inicialmente as vidrarias foram apresentadas com os seus respectivos nomes e funções; em seguida os alunos manusearam as vidrarias e dúvidas foram esclarecidas; e por fim foi realizado o bingo interativo cujas cartelas apresentavam as ilustrações das vidrarias enumeradas. Os números correspondentes às vidrarias foram sorteados e os alunos que preencheram toda a cartela receberam um prêmio simbólico. A dinâmica realizada na aula prática possibilitou a participação dos alunos durante todo o momento, levando a realizarem questionamentos e interagirem entre si, além de estimular a criatividade e curiosidade, que são características fundamentais para a aquisição de conhecimento. Os resultados obtidos mostraram que a utilização de estratégias mais ativas interfere de forma significativa no ensino e aprendizagem dos alunos, auxiliando na compreensão de termos mais complexos e que no modelo de ensino apresentado, facilitou o entendimento.