IA NA EDUCAÇÃO: ENTRE O PROGRESSO E A RESPONSABILIDADE.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111454 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3637 "inscrito_id" => 10287 "titulo" => "IA NA EDUCAÇÃO: ENTRE O PROGRESSO E A RESPONSABILIDADE." "resumo" => "Atualmente, vivemos na chamada “era da informação”, e de modo acelerado, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão alcançando públicos mais amplos e se tornando cada vez mais acessíveis. Nesse contexto, a ascensão de ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, abrem novas possibilidades para a educação, permitindo que alunos e professores explorem seu potencial para personalizar o aprendizado, automatizar tarefas e oferecer feedback instantâneo sobre os seus desempenhos. No entanto, é importante ressaltar que a utilização de IAs na educação também suscita uma série de questões éticas e morais. É preciso levar em consideração que as IAs não substituem o profissional docente e que sua aplicabilidade precisa ser cuidadosamente ponderada, pois existe o risco de plágio ou de informações errôneas em suas respostas. Outro ponto de atenção é a possibilidade de os usuários se tornarem menos críticos ao delegar à IA a verificação da veracidade das respostas, se tornando, desta forma, um retrocesso para a educação. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se é possível utilizar as IAs como ferramentas que agreguem valor e facilitem o processo de ensino- aprendizagem. Para essa tarefa, será realizada uma revisão bibliográfica da literatura e se baseará em pesquisas como as de Bévort e Belloni, que discutem sobre a inclusão das TICs e TIDICs como ferramentas no meio educacional, e as de Parreira e colaboradores, que dialogam sobre a percepção de professores mediante os desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação. Evidenciamos que a utilização de IAs na educação pode ser uma ferramenta agregadora para melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem. Todavia, é importante estar atento aos desafios e utilizá-las de forma responsável e consciente, compreendendo que as IAs são apenas ferramentas de apoio, não substitutas da função do professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10287_TB3637_27102024191352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEVÍTICO DOS SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "LEVÍ" "autor_email" => "levitico.soares@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111454 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3637 "inscrito_id" => 10287 "titulo" => "IA NA EDUCAÇÃO: ENTRE O PROGRESSO E A RESPONSABILIDADE." "resumo" => "Atualmente, vivemos na chamada “era da informação”, e de modo acelerado, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão alcançando públicos mais amplos e se tornando cada vez mais acessíveis. Nesse contexto, a ascensão de ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, abrem novas possibilidades para a educação, permitindo que alunos e professores explorem seu potencial para personalizar o aprendizado, automatizar tarefas e oferecer feedback instantâneo sobre os seus desempenhos. No entanto, é importante ressaltar que a utilização de IAs na educação também suscita uma série de questões éticas e morais. É preciso levar em consideração que as IAs não substituem o profissional docente e que sua aplicabilidade precisa ser cuidadosamente ponderada, pois existe o risco de plágio ou de informações errôneas em suas respostas. Outro ponto de atenção é a possibilidade de os usuários se tornarem menos críticos ao delegar à IA a verificação da veracidade das respostas, se tornando, desta forma, um retrocesso para a educação. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se é possível utilizar as IAs como ferramentas que agreguem valor e facilitem o processo de ensino- aprendizagem. Para essa tarefa, será realizada uma revisão bibliográfica da literatura e se baseará em pesquisas como as de Bévort e Belloni, que discutem sobre a inclusão das TICs e TIDICs como ferramentas no meio educacional, e as de Parreira e colaboradores, que dialogam sobre a percepção de professores mediante os desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação. Evidenciamos que a utilização de IAs na educação pode ser uma ferramenta agregadora para melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem. Todavia, é importante estar atento aos desafios e utilizá-las de forma responsável e consciente, compreendendo que as IAs são apenas ferramentas de apoio, não substitutas da função do professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10287_TB3637_27102024191352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEVÍTICO DOS SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "LEVÍ" "autor_email" => "levitico.soares@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }