A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111793 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4164 "inscrito_id" => 11696 "titulo" => "A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores. O guia do educador a partir do filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), publicado em 2023, busca apresentar a animação como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia, sendo um recurso alternativo e lúdico para a abordagem de temas ambientais em sala de aula, trazendo diversas propostas de atividades que auxiliam a assimilação do conteúdo atrelado a apresentação da animação. O presente estudo pretende apresentar a visão do professor sobre o guia do educador elaborado a partir da animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), mostrando a percepção dos alunos e professores diante da(s) atividade(s) escolhida(s), se houveram ou não dificuldades durante a exibição da animação e se a(s) atividade(s) escolhida(s) ajudou(ram) a contextualização sobre as questões ambientais abordadas pelo filme, entre outras questões sobre a utilização de recursos audiovisuais. A pesquisa constituiu-se de forma qualitativa, na qual baseou-se em um questionário semiestruturado direcionado a professores de Ciências e Biologia que estivessem interessados ou que estivessem trabalhando o tema abordado no guia. O questionário foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica acerca do tema proposto e utilizado o Google Forms para sua estruturação. A partir dos dados obtidos acerca das percepções dos voluntários, foram gerados, automaticamente, pelo sistema utilizados, gráficos os quais analisam todas as seções do formulário proposto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11696_TB4164_05052024095547.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS CAMPOS RANGEL" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.cr001@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111793 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4164 "inscrito_id" => 11696 "titulo" => "A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores. O guia do educador a partir do filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), publicado em 2023, busca apresentar a animação como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia, sendo um recurso alternativo e lúdico para a abordagem de temas ambientais em sala de aula, trazendo diversas propostas de atividades que auxiliam a assimilação do conteúdo atrelado a apresentação da animação. O presente estudo pretende apresentar a visão do professor sobre o guia do educador elaborado a partir da animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), mostrando a percepção dos alunos e professores diante da(s) atividade(s) escolhida(s), se houveram ou não dificuldades durante a exibição da animação e se a(s) atividade(s) escolhida(s) ajudou(ram) a contextualização sobre as questões ambientais abordadas pelo filme, entre outras questões sobre a utilização de recursos audiovisuais. A pesquisa constituiu-se de forma qualitativa, na qual baseou-se em um questionário semiestruturado direcionado a professores de Ciências e Biologia que estivessem interessados ou que estivessem trabalhando o tema abordado no guia. O questionário foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica acerca do tema proposto e utilizado o Google Forms para sua estruturação. A partir dos dados obtidos acerca das percepções dos voluntários, foram gerados, automaticamente, pelo sistema utilizados, gráficos os quais analisam todas as seções do formulário proposto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11696_TB4164_05052024095547.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS CAMPOS RANGEL" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.cr001@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }