Este estudo apresenta a análise de projetos científicos com temáticas Inclusivas desenvolvidos nas edições das Feiras de Ciências e Cultura promovidas pela rede pública municipal de ensino de Fortaleza – CE, nos anos de 2018 a 2023. Tem como objetivo verificar a importância e o desenvolvimento dessas temáticas nos trabalhos desenvolvidos por professores e estudantes dentro e fora do ambiente escolar nesses últimos anos. Apresenta uma abordagem qualitativa, baseada nas publicações impressas e nos e-books de resumos dos projetos disponibilizados no site da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza - SME. Através dessa busca foi possível fazer o levantamento dos projetos relacionados a temas inclusivos contidos nos e-books, identificando-os e agrupando-os por Distritos de Educação e por ano escolar dos estudantes, incluindo os professores orientadores de cada trabalho. Dentre os temas inclusivos abordados pedagogicamente nesses importantes eventos científicos, destacam-se os rótulos e embalagens acessíveis para baixa visão, os brinquedos sensoriais para crianças neurodivergentes, um mini glossário digital para deficientes auditivos, práticas teatrais como metodologia de inclusão para alunos com autismo, dentre outros. Conclui-se que a relevância desse estudo traz uma possibilidade para a melhoria das práticas pedagógicas dos professores, motivação para o desenvolvimento das pesquisas científicas, bem como desperta uma reflexão e criticidade sobre as condições das forma de ensinar e aprender para garantir que a educação inclusiva seja um direito social e democrático.