Devido aos aspectos negativos associados à produção elevada e ao uso massivo de plásticos, cientistas estão intensificando pesquisas focadas no desenvolvimento de novos materiais que sejam viáveis e apresentem características adequadas para substituir os plásticos tradicionais. Uma das alternativas promissoras em estudo é o uso de bioplásticos. Em resposta a essa problemática e com a ciência contribuindo para a solução, um projeto de iniciação científica júnior está em andamento em um colégio de aplicação no Rio de Janeiro. Este projeto visa despertar a vocação científica em alunos da educação básica interessados em conhecer melhor a área de pesquisa proposta. O referencial teórico-metodológico do projeto baseia-se na introdução de conceitos de polímeros, reações químicas e cálculos de soluções, proporcionados através de um experimento orientado pelo bolsista. O experimento envolveu a elaboração de amostras de bioplásticos utilizando cascas de banana/ laranja, glicerina e amido, previamente reportado na literatura. A atividade permite, aos alunos, observar e discutir os detalhes desses processos, bem como obter uma compreensão prática das características únicas da profissão de químico e da área de estudo. Os principais resultados incluem a viabilidade da produção de bioplásticos a partir de resíduos orgânicos e o enriquecimento educacional dos alunos, que tiveram a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos, investigando um contexto prático. Espera-se que, a interação com profissionais da área de Química facilite uma visão mais concreta e inspiradora da carreira científica.