REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM NÓIS MUDEMO, DE FIDÊNCIO BOGO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111812 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4189 "inscrito_id" => 13241 "titulo" => "REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM NÓIS MUDEMO, DE FIDÊNCIO BOGO" "resumo" => "Este resumo apresenta reflexões pedagógicas resultantes de uma pesquisa que investigou situações de preconceito linguístico a partir do estudo do conto “nóis mudemo” (2009), publicado pelo escritor tocantinense Fidêncio Bogo. O objetivo da pesquisa concentrou-se em analisar a ocorrência de indicadores de preconceito linguístico em contraposição aos efeitos de alfabetização e letramento. Os estudos foram executados a partir de um projeto de pesquisa na modalidade PIBIC no período de 2023-2024. Dentro de uma metodologia de abordagem qualitativa, os dados analisados resultaram do estudo do conto mencionado e sua dialogicidade com bases teóricas da alfabetização e do letramento. A investigação concentrou-se no estudo do conto por meio da identificação dos discursos de preconceito linguístico, além dos mecanismos adotados para a identificação das práticas da alfabetização e do letramento. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as atividades pedagógicas devem ser executadas de modo a dar suporte aos estudantes em fase de aprendizagem da língua para que o processo de alfabetização e letramento não seja visto ou caracterizado como motivador do preconceito linguístico. De modo geral, esta pesquisa contribui para a percepção que as ações pedagógicas de alfabetização e letramento deve ser considerações como ferramentas de aceitabilidade social dos estudantes que estão iniciando a aquisição formal do uso da língua, a magnífica língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13241_TB4189_07052024134919.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUBENS MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RUBENS MARTINS" "autor_email" => "rubens.ms@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111812 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4189 "inscrito_id" => 13241 "titulo" => "REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM NÓIS MUDEMO, DE FIDÊNCIO BOGO" "resumo" => "Este resumo apresenta reflexões pedagógicas resultantes de uma pesquisa que investigou situações de preconceito linguístico a partir do estudo do conto “nóis mudemo” (2009), publicado pelo escritor tocantinense Fidêncio Bogo. O objetivo da pesquisa concentrou-se em analisar a ocorrência de indicadores de preconceito linguístico em contraposição aos efeitos de alfabetização e letramento. Os estudos foram executados a partir de um projeto de pesquisa na modalidade PIBIC no período de 2023-2024. Dentro de uma metodologia de abordagem qualitativa, os dados analisados resultaram do estudo do conto mencionado e sua dialogicidade com bases teóricas da alfabetização e do letramento. A investigação concentrou-se no estudo do conto por meio da identificação dos discursos de preconceito linguístico, além dos mecanismos adotados para a identificação das práticas da alfabetização e do letramento. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as atividades pedagógicas devem ser executadas de modo a dar suporte aos estudantes em fase de aprendizagem da língua para que o processo de alfabetização e letramento não seja visto ou caracterizado como motivador do preconceito linguístico. De modo geral, esta pesquisa contribui para a percepção que as ações pedagógicas de alfabetização e letramento deve ser considerações como ferramentas de aceitabilidade social dos estudantes que estão iniciando a aquisição formal do uso da língua, a magnífica língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13241_TB4189_07052024134919.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUBENS MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RUBENS MARTINS" "autor_email" => "rubens.ms@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }