Este resumo apresenta reflexões pedagógicas resultantes de uma pesquisa que investigou situações de preconceito linguístico a partir do estudo do conto “nóis mudemo” (2009), publicado pelo escritor tocantinense Fidêncio Bogo. O objetivo da pesquisa concentrou-se em analisar a ocorrência de indicadores de preconceito linguístico em contraposição aos efeitos de alfabetização e letramento. Os estudos foram executados a partir de um projeto de pesquisa na modalidade PIBIC no período de 2023-2024. Dentro de uma metodologia de abordagem qualitativa, os dados analisados resultaram do estudo do conto mencionado e sua dialogicidade com bases teóricas da alfabetização e do letramento. A investigação concentrou-se no estudo do conto por meio da identificação dos discursos de preconceito linguístico, além dos mecanismos adotados para a identificação das práticas da alfabetização e do letramento. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as atividades pedagógicas devem ser executadas de modo a dar suporte aos estudantes em fase de aprendizagem da língua para que o processo de alfabetização e letramento não seja visto ou caracterizado como motivador do preconceito linguístico. De modo geral, esta pesquisa contribui para a percepção que as ações pedagógicas de alfabetização e letramento deve ser considerações como ferramentas de aceitabilidade social dos estudantes que estão iniciando a aquisição formal do uso da língua, a magnífica língua portuguesa.