A aprendizagem da docência é um processo contínuo, que exige tempo e recursos para que os professores assumam novas concepções e posturas diante do ensino. Por isso, para acontecer mudanças na prática, é necessário rever conceitos e valores durante a formação. Assim, neste trabalho objetivou-se analisar o processo de aprendizagem profissional da docência construido/reconstruído por licenciandos em Pedagogia, na UFSCar, durante sua trajetória e em sua formação. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário e de um quadro comparativo de discussões e reflexões dos licenciandos, e analisados por meio da Análise de Conteúdo, levando em conta três categorias da aprendizagem da docência, a saber: a) significado do ser professor; b) como se aprende a ser professor; c) com quem se aprende a ser professor. Concluiu-se que os licenciandos construíram várias aprendizagens sobre a docência: ser docente implica em uma constante construção/reconstrução do conhecimento; o professor constrói seu próprio conhecimento profissional, e faz isso de forma pessoal, coletiva e processual, agregando e transcendendo conhecimentos; e que é necessário se envolver em processos reflexivos, para que seja capaz de analisar a própria prática e tomar decisões, sendo responsável por elas. Tais evidências demonstraram a importância de discutir a aprendizagem da docência, para que os professores em formação consigam compreender a necessidade de um processo reflexivo na prática docente, assim como construir sua identidade enquanto futuro profissional.