Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: COMO E COM QUEM SE APRENDE A SER PROFESSOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109705
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1160
    "inscrito_id" => 7414
    "titulo" => "APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: COMO E COM QUEM SE APRENDE A SER PROFESSOR"
    "resumo" => "A aprendizagem da docência é um processo contínuo, que exige tempo e recursos para que os professores assumam novas concepções e posturas diante do ensino. Por isso, para acontecer mudanças na prática, é necessário rever conceitos e valores durante a formação. Assim, neste trabalho objetivou-se analisar o processo de aprendizagem profissional da docência construido/reconstruído por licenciandos em Pedagogia, na UFSCar, durante sua trajetória e em sua formação. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário e de um quadro comparativo de discussões e reflexões dos licenciandos, e analisados por meio da Análise de Conteúdo, levando em conta três categorias da aprendizagem da docência, a saber: a) significado do ser professor; b) como se aprende a ser professor; c) com quem se aprende a ser professor. Concluiu-se que os licenciandos construíram várias aprendizagens sobre a docência: ser docente implica em uma constante construção/reconstrução do conhecimento; o professor constrói seu próprio conhecimento profissional, e faz isso de forma pessoal, coletiva e processual, agregando e transcendendo conhecimentos; e que é necessário se envolver em processos reflexivos, para que seja capaz de analisar a própria prática e tomar decisões, sendo responsável por elas. Tais evidências demonstraram a importância de discutir a aprendizagem da docência, para que os professores em formação consigam compreender a necessidade de um processo reflexivo na prática docente, assim como construir sua identidade enquanto futuro profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7414_TB1160_30092024161822.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOLÚCIA SANTOS DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "JOLÚCIA"
    "autor_email" => "jobioka@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109705
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1160
    "inscrito_id" => 7414
    "titulo" => "APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: COMO E COM QUEM SE APRENDE A SER PROFESSOR"
    "resumo" => "A aprendizagem da docência é um processo contínuo, que exige tempo e recursos para que os professores assumam novas concepções e posturas diante do ensino. Por isso, para acontecer mudanças na prática, é necessário rever conceitos e valores durante a formação. Assim, neste trabalho objetivou-se analisar o processo de aprendizagem profissional da docência construido/reconstruído por licenciandos em Pedagogia, na UFSCar, durante sua trajetória e em sua formação. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário e de um quadro comparativo de discussões e reflexões dos licenciandos, e analisados por meio da Análise de Conteúdo, levando em conta três categorias da aprendizagem da docência, a saber: a) significado do ser professor; b) como se aprende a ser professor; c) com quem se aprende a ser professor. Concluiu-se que os licenciandos construíram várias aprendizagens sobre a docência: ser docente implica em uma constante construção/reconstrução do conhecimento; o professor constrói seu próprio conhecimento profissional, e faz isso de forma pessoal, coletiva e processual, agregando e transcendendo conhecimentos; e que é necessário se envolver em processos reflexivos, para que seja capaz de analisar a própria prática e tomar decisões, sendo responsável por elas. Tais evidências demonstraram a importância de discutir a aprendizagem da docência, para que os professores em formação consigam compreender a necessidade de um processo reflexivo na prática docente, assim como construir sua identidade enquanto futuro profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7414_TB1160_30092024161822.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOLÚCIA SANTOS DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "JOLÚCIA"
    "autor_email" => "jobioka@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A aprendizagem da docência é um processo contínuo, que exige tempo e recursos para que os professores assumam novas concepções e posturas diante do ensino. Por isso, para acontecer mudanças na prática, é necessário rever conceitos e valores durante a formação. Assim, neste trabalho objetivou-se analisar o processo de aprendizagem profissional da docência construido/reconstruído por licenciandos em Pedagogia, na UFSCar, durante sua trajetória e em sua formação. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário e de um quadro comparativo de discussões e reflexões dos licenciandos, e analisados por meio da Análise de Conteúdo, levando em conta três categorias da aprendizagem da docência, a saber: a) significado do ser professor; b) como se aprende a ser professor; c) com quem se aprende a ser professor. Concluiu-se que os licenciandos construíram várias aprendizagens sobre a docência: ser docente implica em uma constante construção/reconstrução do conhecimento; o professor constrói seu próprio conhecimento profissional, e faz isso de forma pessoal, coletiva e processual, agregando e transcendendo conhecimentos; e que é necessário se envolver em processos reflexivos, para que seja capaz de analisar a própria prática e tomar decisões, sendo responsável por elas. Tais evidências demonstraram a importância de discutir a aprendizagem da docência, para que os professores em formação consigam compreender a necessidade de um processo reflexivo na prática docente, assim como construir sua identidade enquanto futuro profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.