A compreensão das células vivas é fundamental para os estudantes de biologia, pois ela serve como base para o entendimento dos processos vitais e da complexidade da vida. Nesse contexto, a utilização da tecnologia 3D tem emergido como uma ferramenta de ensino inovadora e impactante. Por isso, este projeto visa analisar a relevância dessa ferramenta no domínio do conteúdo de células por parte dos estudantes, em especial os do primeiro ano. Nesse sentido, buscou-se: explorar a relevância do 3D no aprendizado das células vivas no contexto da biologia escolar; aprimorar a compreensão das estruturas celulares e dos processos intrincados que ocorrem dentro delas. Realizou-se uma breve análise dos conhecimentos da comunidade escolar do primeiro ano a respeito dessa temática, buscando analisar o perfil da base escolar dos estudantes. Em seguida, fizemos uma explicação lúdica sobre células na Biologia, através de demonstrações práticas determinadas células com o uso das maquetes. Por fim, foi possível notar maior compreensão por parte dos alunos que, inicialmente, apresentaram certa dificuldade, provando a eficácia do projeto. É notável como ele é extremamente promissor e alinhado com a evolução das práticas educacionais contemporâneas. A incorporação das maquetes 3D como uma ferramenta pedagógica oferece a oportunidade de transformar a experiência de aprendizado dos alunos, tornando-a mais visual, interativa e, consequentemente, mais memorável.