Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA BÁSICA PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO REFORÇO SOLIDÁRIO UFPE.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho traz um relato sobre o ensino de matemática básica para crianças do Ensino Fundamental, seguindo um modelo de reforço pós-escola (afterschooling) no âmbito do projeto Reforço Solidário UFPE. O projeto firmou parceria com duas escolas municipais que se localizam no entorno da universidade. Cada grupo de alunos teve quatro horas de atividades por semana distribuídas em dois encontros. Em planejamento de caráter contínuo, as crianças foram atendidas durante seis meses pelos tutores, que são discentes de cursos de licenciatura da UFPE. Priorizou-se que as atividades do projeto fossem realizadas nas próprias escolas por uma questão de segurança para crianças. Ademais, a presença nas escolas foi importante também em outro aspecto: houve um trabalho conjunto que possibilitou o convívio e a troca de saberes entre os tutores do projeto e as equipes gestoras. Crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental que compartilhavam das mesmas dificuldades foram reunidas em um mesmo grupo para aulas no contra turno. O reforço escolar em matemática ofereceu oportunidades adicionais para os alunos praticarem e consolidarem habilidades essenciais. Muitas crianças enfrentavam desafios ao compreender conceitos matemáticos complexos apenas com a instrução em sala de aula. O reforço escolar forneceu um ambiente mais individualizado, no qual os alunos puderam receber atenção personalizada e abordagens adaptadas às suas necessidades específicas de aprendizado. Dentre as estratégias utilizadas durante o projeto, incluiu-se a incorporação de materiais manipuláveis em atividades práticas, o incentivo ao aprendizado colaborativo e a promoção da rotina de feedback construtivo. Essas estratégias foram aplicadas em atividades que desenvolveram as habilidades de contagem, consciência numérica, resolução de operações básicas e interpretação de problemas, fazendo com que os alunos participantes melhorassem seus desempenhos escolares em matemática.

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