No contexto escolar têm sido frequente situações caracterizadas por sofrimento psíquico em estudantes, especialmente adolescentes, as quais, muitas vezes, são associadas à automutilação. Este artigo é produto do Grupo Terapêutico Psicactos, um projeto piloto, realizado na rede municipal de educação de Araçagi - Paraíba, que objetivou, em seu curso no ano 2024, promover encontros psieducativos durante o segundo trimestre letivo, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da zona rural. Dentre as ações realizadas com o público alvo, aconteceram sessões grupais, dinâmicas e interativas, iniciando por uma reunião com os profissionais das respectivas turmas e com pais e/ou responsáveis, a fim de obter autorização para a participação dos adolescentes no projeto. Durante a anamnese individual com os estudantes, foi percebido que os fatores relacionados aos quadros de ansiedade e depressão foram: suspeita de rejeição, falhas de caráter, conflitos familiares e fantasia com um amor inatingível. Após seis encontros grupais, de uma hora e meia cada, ficou expressa a melhora no estado emocional dos participantes, tendo a escola observado que as crises ansiosas estavam menos frequentes e o clima escolar mais resiliente, bem como os familiares estavam mais participativos, presentes e interessados no desenvolvimento psicoeducacional de seus adolescentes.