GTAR-VERDELUZ: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO PARA A PRESERVAÇÃO DE TARTARUGAS-MARINHAS EM FORTALEZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111017 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3012 "inscrito_id" => 2586 "titulo" => "GTAR-VERDELUZ: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO PARA A PRESERVAÇÃO DE TARTARUGAS-MARINHAS EM FORTALEZA" "resumo" => "O programa GTAR-Verdeluz de proteção às tartarugas marinhas do Instituto Verdeluz tem como finalidade a pesquisa, monitoramento de desovas e encalhes das tartarugas-marinhas no litoral de Fortaleza-Ceará, além da promoção de atividades de educação ambiental (EA). As cinco espécies de tartarugas-marinhas presentes no Brasil estão ameaçadas de extinção devido a fatores relacionados à pesca acidental, poluição, mudanças climáticas e urbanização nas praias. Por isso, a educação ambiental (EA) é fundamental em diferentes espaços para a preservação das espécies e conscientização da sociedade acerca da importância desses animais. O presente trabalho, de natureza qualitativa, visa caracterizar os principais espaços públicos e atividades de educação ambiental promovidas pelos voluntários do Gtar-Verdeluz de março de 2023 á março de 2024, por meio da revisão de relatórios produzidos após as atividades e também a inserção de relatos de nossas experiências enquanto voluntários do Instituto. Como resultado, entendemos que as ações de EA do programa acontecem, em sua total maioria, dentro da perspectiva não-formal de ensino, por meio de exposições itinerantes, palestras, jogos e realização de eclosões assistidas, sendo os locais mais recorrentes escolas, universidades, praças, praias e em eventos públicos ou privados. O público atingido pelas atividades varia em diferentes faixas etárias e escolaridade, apresentando uma maioria de crianças, adolescentes e jovens universitários. Sendo assim, o programa Gtar-Verdeluz tem sido nos últimos 10 anos uma ferramenta indispensável para a conscientização local e preservação de tartarugas-marinhas em Fortaleza, contribuindo para a formação de cidadãos, e de seus educadores. E, em última análise, formando pessoas comprometidas com a proteção do meio ambiente na capital cearense." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2586_TB3012_27102024191934.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ATHIRSON FARIAS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CARLOS ATHIRSON" "autor_email" => "cathirson55@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111017 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3012 "inscrito_id" => 2586 "titulo" => "GTAR-VERDELUZ: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO PARA A PRESERVAÇÃO DE TARTARUGAS-MARINHAS EM FORTALEZA" "resumo" => "O programa GTAR-Verdeluz de proteção às tartarugas marinhas do Instituto Verdeluz tem como finalidade a pesquisa, monitoramento de desovas e encalhes das tartarugas-marinhas no litoral de Fortaleza-Ceará, além da promoção de atividades de educação ambiental (EA). As cinco espécies de tartarugas-marinhas presentes no Brasil estão ameaçadas de extinção devido a fatores relacionados à pesca acidental, poluição, mudanças climáticas e urbanização nas praias. Por isso, a educação ambiental (EA) é fundamental em diferentes espaços para a preservação das espécies e conscientização da sociedade acerca da importância desses animais. O presente trabalho, de natureza qualitativa, visa caracterizar os principais espaços públicos e atividades de educação ambiental promovidas pelos voluntários do Gtar-Verdeluz de março de 2023 á março de 2024, por meio da revisão de relatórios produzidos após as atividades e também a inserção de relatos de nossas experiências enquanto voluntários do Instituto. Como resultado, entendemos que as ações de EA do programa acontecem, em sua total maioria, dentro da perspectiva não-formal de ensino, por meio de exposições itinerantes, palestras, jogos e realização de eclosões assistidas, sendo os locais mais recorrentes escolas, universidades, praças, praias e em eventos públicos ou privados. O público atingido pelas atividades varia em diferentes faixas etárias e escolaridade, apresentando uma maioria de crianças, adolescentes e jovens universitários. Sendo assim, o programa Gtar-Verdeluz tem sido nos últimos 10 anos uma ferramenta indispensável para a conscientização local e preservação de tartarugas-marinhas em Fortaleza, contribuindo para a formação de cidadãos, e de seus educadores. E, em última análise, formando pessoas comprometidas com a proteção do meio ambiente na capital cearense." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2586_TB3012_27102024191934.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ATHIRSON FARIAS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CARLOS ATHIRSON" "autor_email" => "cathirson55@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }