A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM UM COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111986 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4433 "inscrito_id" => 13800 "titulo" => "A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM UM COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O estudo analisa a contribuição das Metodologias Ativas (MA) sob a perspectiva dos alunos em um componente curricular do Ensino Superior. As MA destacam-se como uma abordagem de ensino e buscam promover a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, estabelecendo atividades práticas, colaborativas e reflexivas. O componente curricular adotou a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Narrativas por meio de um site [omitido], que descrevia a jornada de uma personagem em diversos reinos. Ao final de cada reino, os estudantes desenvolviam uma mídia digital, usando elementos teóricos estudados no componente, e respondiam a uma autoavaliação. Por meio de um estudo de caso e de uma abordagem qualitativa, foi possível analisar a perspectiva dos estudantes, indagados acerca da contribuição das atividades realizadas em suas aprendizagens e formação profissional. Os resultados revelaram que os alunos perceberam a importância de buscar conhecimentos teórico-práticos para a produção das mídias digitais. Destaca-se a criação de grupos de trabalhos que interagiram entre si, engajando-se na organização de funções específicas dentro das equipes. Os estudantes relataram, ainda, uma mudança positiva em sua postura em relação ao aprendizado, tornando-se mais autônomos para a resolução de problemas. A interação entre os colegas e com o professor também foi ressaltada como um fator instigante, contribuindo para um ambiente de aprendizagem colaborativo, assim como para as experiências profissionais. No entanto, desafios também foram identificados, como a necessidade de maior preparação e organização para superar resistências iniciais às metodologias adotadas. Conclui-se que as MA ofereceram aos estudantes integração em atividades participativas, proporcionando uma experiência de ensino enriquecedora e estimulante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13800_TB4433_25102024213737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN LACERDA CARVALHO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "Ellen Lacerda" "autor_email" => "ellen.lcb7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111986 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4433 "inscrito_id" => 13800 "titulo" => "A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM UM COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O estudo analisa a contribuição das Metodologias Ativas (MA) sob a perspectiva dos alunos em um componente curricular do Ensino Superior. As MA destacam-se como uma abordagem de ensino e buscam promover a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, estabelecendo atividades práticas, colaborativas e reflexivas. O componente curricular adotou a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Narrativas por meio de um site [omitido], que descrevia a jornada de uma personagem em diversos reinos. Ao final de cada reino, os estudantes desenvolviam uma mídia digital, usando elementos teóricos estudados no componente, e respondiam a uma autoavaliação. Por meio de um estudo de caso e de uma abordagem qualitativa, foi possível analisar a perspectiva dos estudantes, indagados acerca da contribuição das atividades realizadas em suas aprendizagens e formação profissional. Os resultados revelaram que os alunos perceberam a importância de buscar conhecimentos teórico-práticos para a produção das mídias digitais. Destaca-se a criação de grupos de trabalhos que interagiram entre si, engajando-se na organização de funções específicas dentro das equipes. Os estudantes relataram, ainda, uma mudança positiva em sua postura em relação ao aprendizado, tornando-se mais autônomos para a resolução de problemas. A interação entre os colegas e com o professor também foi ressaltada como um fator instigante, contribuindo para um ambiente de aprendizagem colaborativo, assim como para as experiências profissionais. No entanto, desafios também foram identificados, como a necessidade de maior preparação e organização para superar resistências iniciais às metodologias adotadas. Conclui-se que as MA ofereceram aos estudantes integração em atividades participativas, proporcionando uma experiência de ensino enriquecedora e estimulante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13800_TB4433_25102024213737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN LACERDA CARVALHO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "Ellen Lacerda" "autor_email" => "ellen.lcb7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }