A LEI Nº 11.645 E A LITERATURA ÍNDIGENA PARA CRIANÇAS NA COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA
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A pesquisa questiona se: A literatura indígena para criança encontra espaço e protagonismo nos livros da coleção Paic Prosa e Poesia? Dessa forma, ela investiga como esta literatura se encontra no cotidiano das crianças através das coleções oferecidas pelo MAIS PAIC. Como objetivos, esse estudo busca: Conhecer a história do Paic e do Eixo de Leitura e Formação do Leitor; elencar os documentos suleadores da literatura indígena para crianças; identificar quais as obras do Paic Prosa e Poesia têm como autores e/ou enredos a valorização do universo indígena e, propor intervenções na estrutura, disseminação e práticas da coleção Paic Prosa e Poesia, no viés da literatura indígena. Este estudo segue um percurso metodológico com abordagem qualitativa, bibliográfica e de caráter exploratório. O embasamento teórico está fundamentado na BNCC (2017); no DCRC (2018); na Lei nº 11.645 (2008); em Abramovich (1995); nas coleções Paic Prosa e Poesia (2008 a 2023) e em Santos (2016). As considerações finais denotam o reduzido número de obras da literatura indígena no acervo da coleção Paic Prosa e Poesia. Bem como o acesso parcial às coleções digitais no site oficial do MAIS PAIC. Há ainda a necessidade da realização de formações continuadas voltadas ao letramento literário indígena, por meio de estudo das coleções do MAIS PAIC dialogando com a produção de sequências literárias intercomponentes." 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