A literatura considerada como a arte da palavra, da escrita, das leituras e das múltiplas compreensões e vivências com os gêneros literários: narrativo, lírico e dramático apresenta-se por meio do Eixo de Literatura e Formação do Leitor do Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC), como um instrumento de cidadania e de formação humana, sendo necessária à democratização do acesso ao livro e à leitura como uma ação educativa fundamental na formação e no desenvolvimento dos discentes e dos docentes. A pesquisa questiona se: A literatura indígena para criança encontra espaço e protagonismo nos livros da coleção Paic Prosa e Poesia? Dessa forma, ela investiga como esta literatura se encontra no cotidiano das crianças através das coleções oferecidas pelo MAIS PAIC. Como objetivos, esse estudo busca: Conhecer a história do Paic e do Eixo de Leitura e Formação do Leitor; elencar os documentos suleadores da literatura indígena para crianças; identificar quais as obras do Paic Prosa e Poesia têm como autores e/ou enredos a valorização do universo indígena e, propor intervenções na estrutura, disseminação e práticas da coleção Paic Prosa e Poesia, no viés da literatura indígena. Este estudo segue um percurso metodológico com abordagem qualitativa, bibliográfica e de caráter exploratório. O embasamento teórico está fundamentado na BNCC (2017); no DCRC (2018); na Lei nº 11.645 (2008); em Abramovich (1995); nas coleções Paic Prosa e Poesia (2008 a 2023) e em Santos (2016). As considerações finais denotam o reduzido número de obras da literatura indígena no acervo da coleção Paic Prosa e Poesia. Bem como o acesso parcial às coleções digitais no site oficial do MAIS PAIC. Há ainda a necessidade da realização de formações continuadas voltadas ao letramento literário indígena, por meio de estudo das coleções do MAIS PAIC dialogando com a produção de sequências literárias intercomponentes.