O presente trabalho tem como objetivo fazer uma pesquisa acerca da importância do desemparedamento das crianças na educação infantil, relacionados ao brincar e a natureza nos espaços externos e internos do ambiente educacional. O aporte teórico utilizado para atingir tal objetivo baseia-se nas contribuições das ideias de BARROS (2018), BATISTA (2022), TUBINO e ALBUQUERQUE (2021), TIRIBA (2006, 2017), FLORES E SOARES (2017), FERREIRA (2021) além dos documentos que regem a educação, como a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (BRASIL, 2013) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) que mencionam a necessidade do desemparedamento das crianças e a exploração de outros espaços. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Os dados foram coletados por meio de estudo e apuração dos fatos nos textos selecionados. Para mais, utilizamos a plataforma Google Acadêmico para realizar a pesquisa das produções. Desse modo, percebe-se a relevância de compreender e refletir acerca da importância de desemparedar as crianças da educação infantil, possibilitando novos campos de exploração e vivências com a diversidade da natureza. Além de contribuir com novas experiências, imaginação, criatividade, socialização, interações e respeito com a natureza, buscando um brincar livre baseado nos interesses das crianças, advindos da escuta sensível e ativa dos educadores.