RESUMO O artigo proposto abordará uma temática se suma importância que abrange à educação ambiental inclusiva, para um público alvo especial na inclusão de crianças com Síndrome de Down, que requerem atividades educacionais desenvolvidas para serem inseridas ao seu cotidiano e possa ajudar familiares e professores no desenvolvimento cognitivo das crianças. A inclusão de crianças com Síndrome de Down é uma pauta que necessita ganhar mais visibilidade nas escolas, pois essas crianças tem capacidade de desenvolver e contribuir com o meio ambiente, a partir das atividades práticas, podem está colaborando com o desenvolvimento sustentável, tomando consciência da relevância ambiental. Almejamos desenvolver atividades instrutivas que sejam aplicadas para o aperfeiçoamento dessas crianças, abranger seus estímulos, coordenação motora, expressão de falas, gestos e cooperação coletiva com outras crianças. Além disso, é de suma importância que esse aprendizado tenha a participação da família e escola, por isso, adotamos essa parceria para as metodologias que serão utilizadas. Neste sentido, para abordar a educação ambiental, com essas crianças, construiremos brinquedos educativos usando matérias que elas costumam jogar no lixo, embelezaremos o ambiente com produtos vindos da reciclagem, musicais e teatros com assuntos ambientais, produção de jogos, blocos, tapetes, brinquedos de encaixe, bolsas, bonecos, robôs, capas para enfeites, dentre outros, com o objetivo de proporcionar às crianças um aprendizado prazeroso e condizentes com suas limitações. Contudo, estas atividades refletem o quanto faz - se necessário a Educação Ambiental dentro da realidade destas crianças, que precisam de um apoio especial, com métodos pedagógicos que podem ser utilizados durante o processo de aprendizagem, buscando a interação, a alegria na participação interativa, ajudando – as dinamicamente dentro do crescimento educacional, afetivo e inclusivo.