O objetivo desta pesquisa foi analisar de que forma vem ocorrendo a apropriação do conceito de conscientização na produção científica sobre Educação Ambiental no contexto da Educação em Ciências, à luz da perspectiva freireana. Para tanto, essa pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, levantou a produção científica que se situa na articulação entre a Educação Ambiental e a perspectiva freireana nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período 1997 a 2023. Dos 11.150 trabalhos levantados, 83 mencionam Paulo Freire e/ou sua obra e, desse total, apenas 11 trabalhos envolvem a articulação entre a perspectiva freireana e a Educação Ambiental. Esses trabalhos que se situam na referida articulação foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para uma variedade de abordagens ligadas à conscientização que vai desde uma compreensão que se aproxima do conceito de sensibilização das pessoas para a conservação da natureza até uma compreensão que busca a atuação política e social dos sujeitos para a transformação do seu cotidiano. Dessa forma há a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto que possam colaborar para a construção de práticas pedagógicas condizentes com os ideais freireanos e que contribuam para a mudança crítica da realidade.