ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA A PARTIR DO ENSINO HÍBRIDO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111508 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3718 "inscrito_id" => 11986 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA A PARTIR DO ENSINO HÍBRIDO" "resumo" => "Este trabalho compõe parte de pesquisa de doutorado realizada com 10 professores de ciências do ensino fundamental, em uma escola da rede privada no município de Bagé - RS. A temática da pesquisa é uma abordagem pedagógica que é uma tendência de ensino em todo o mundo, tanto pela mescla entre o presencial e o on-line, como possibilidade para a reflexão e reelaboração de novas práticas no ensino de ciências, proporcionando o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem centrado no aluno, na colaboração e na personalização, tendo o professor um papel fundamental na mediação do processo. A metodologia adotada, consistiu em pesquisa qualitativa, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário semiestruturado, a partir da utilização do Google Forms e a realização de um grupo focal. O objeto de estudo é fundamentado por autores como: Bacich, Neto, Trevisani, Christielen, Horn, Staker e Moran. Nesta produção, investigamos como as professoras de ciências integram o ensino híbrido nas suas práticas pedagógicas e como percebem os desafios e potencialidades desta abordagem. Os resultados revelam que o ensino híbrido é maleável para adaptar as práticas pedagógicas no ensino de ciências do ensino fundamental, pois apresenta melhorias no processo de ensino e aprendizagem possibilitando que os professores através da mediação proporcionem diferentes espaços de aprendizagem, assim efetuando diferentes interações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11986_TB3718_23042024215352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELEN DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "Kelen da Cruz" "autor_email" => "kelendacruz81@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111508 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3718 "inscrito_id" => 11986 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA A PARTIR DO ENSINO HÍBRIDO" "resumo" => "Este trabalho compõe parte de pesquisa de doutorado realizada com 10 professores de ciências do ensino fundamental, em uma escola da rede privada no município de Bagé - RS. A temática da pesquisa é uma abordagem pedagógica que é uma tendência de ensino em todo o mundo, tanto pela mescla entre o presencial e o on-line, como possibilidade para a reflexão e reelaboração de novas práticas no ensino de ciências, proporcionando o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem centrado no aluno, na colaboração e na personalização, tendo o professor um papel fundamental na mediação do processo. A metodologia adotada, consistiu em pesquisa qualitativa, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário semiestruturado, a partir da utilização do Google Forms e a realização de um grupo focal. O objeto de estudo é fundamentado por autores como: Bacich, Neto, Trevisani, Christielen, Horn, Staker e Moran. Nesta produção, investigamos como as professoras de ciências integram o ensino híbrido nas suas práticas pedagógicas e como percebem os desafios e potencialidades desta abordagem. Os resultados revelam que o ensino híbrido é maleável para adaptar as práticas pedagógicas no ensino de ciências do ensino fundamental, pois apresenta melhorias no processo de ensino e aprendizagem possibilitando que os professores através da mediação proporcionem diferentes espaços de aprendizagem, assim efetuando diferentes interações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11986_TB3718_23042024215352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELEN DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "Kelen da Cruz" "autor_email" => "kelendacruz81@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }