O estudo refere-se a uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo investigar as concepções dos professores de matemática da Educação Básica em relação ao processo de ensino e aprendizagem, a natureza da matemática e a prática pedagógica adotada. A pesquisa assume caráter qualitativo de cunho exploratório, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevista estruturada aplicada individualmente a dez docentes de matemática da Educação Básica. Após as entrevistas, foram realizadas as transcrições das falas de cada docente de matemática. Posteriormente, as informações oferecidas pelos professores foram sistematizadas, organizadas e confrontadas com o referencial teórico estudado de acordo com análise de conteúdo. Com a pesquisa, observou que alguns professores tiveram dificuldade em responder as perguntas e outros ainda não tinham refletido sobre os aspectos mencionados na entrevista. Com as análises, foi notada a presença de concepções distintas sobre a matemática, tais como a utilitarista, resolução de problemas, pitagórica, platônica, absolutista (formalista) e falibilista. Concluímos que abordar essa temática nos cursos de formação inicial ou em formação continuada pode promover mudanças na postura e na prática do professor de matemática que venham a contribuir com a ampliação ou alteração da concepção sobre a matemática e o seu processo de ensino e aprendizagem.