A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111908 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4322 "inscrito_id" => 13405 "titulo" => "A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES" "resumo" => "A inclusão de crianças autistas na educação infantil envolve não apenas a adequação de métodos de ensino, mas também a sensibilização e capacitação dos profissionais da educação, além da estruturação de um ambiente escolar acolhedor e estimulante. Um dos principais desafios é a quebra de paradigmas e preconceitos. Ainda existe uma falta de compreensão sobre o autismo, o que pode levar a práticas excludentes. Outro desafio é a necessidade de formação continuada dos docentes para que possam atender às necessidades específicas dessas crianças. A falta de recursos didáticos e de infraestrutura adequada nas escolas também são barreiras significativas. Além disso, a comunicação entre instituição e família é essencial, mas nem sempre é eficaz, o que pode dificultar o processo de inclusão. Para ultrapassar esses desafios, é fundamental que as práticas docentes sejam pautadas na empatia e no respeito às diferenças. O uso de metodologias ativas que promovam a participação efetiva das crianças no processo de aprendizagem, é uma estratégia valiosa. A personalização do ensino, com planos pedagógicos que considerem as habilidades e interesses de cada criança, é outra prática docente recomendada. Neste sentido, essa pesquisa de cunho bibliográfico, objetiva analisar as produções científicas que abordam as concepções de professores/as sobre o autismo na educação infantil, seus desafios e suas práticas docentes. Utilizando-se das palavras-chave: Educação infantil, desafios e práticas docentes, autismo, inclusão e suas variantes semânticas. Esperamos que este trabalho possa provocar reflexões sobre a importância da inclusão de crianças autistas na educação infantil e nos desafios enfrentados pelos professores e como as suas práticas docentes podem contribuir para que de fato a inclusão aconteça, fazendo da educação um espaço de verdadeira inclusão e respeito as singularidades de cada indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13405_TB4322_30092024203102.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE MARIA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "TATIANE" "autor_email" => "tatianerbernardo1@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111908 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4322 "inscrito_id" => 13405 "titulo" => "A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES" "resumo" => "A inclusão de crianças autistas na educação infantil envolve não apenas a adequação de métodos de ensino, mas também a sensibilização e capacitação dos profissionais da educação, além da estruturação de um ambiente escolar acolhedor e estimulante. Um dos principais desafios é a quebra de paradigmas e preconceitos. Ainda existe uma falta de compreensão sobre o autismo, o que pode levar a práticas excludentes. Outro desafio é a necessidade de formação continuada dos docentes para que possam atender às necessidades específicas dessas crianças. A falta de recursos didáticos e de infraestrutura adequada nas escolas também são barreiras significativas. Além disso, a comunicação entre instituição e família é essencial, mas nem sempre é eficaz, o que pode dificultar o processo de inclusão. Para ultrapassar esses desafios, é fundamental que as práticas docentes sejam pautadas na empatia e no respeito às diferenças. O uso de metodologias ativas que promovam a participação efetiva das crianças no processo de aprendizagem, é uma estratégia valiosa. A personalização do ensino, com planos pedagógicos que considerem as habilidades e interesses de cada criança, é outra prática docente recomendada. Neste sentido, essa pesquisa de cunho bibliográfico, objetiva analisar as produções científicas que abordam as concepções de professores/as sobre o autismo na educação infantil, seus desafios e suas práticas docentes. Utilizando-se das palavras-chave: Educação infantil, desafios e práticas docentes, autismo, inclusão e suas variantes semânticas. Esperamos que este trabalho possa provocar reflexões sobre a importância da inclusão de crianças autistas na educação infantil e nos desafios enfrentados pelos professores e como as suas práticas docentes podem contribuir para que de fato a inclusão aconteça, fazendo da educação um espaço de verdadeira inclusão e respeito as singularidades de cada indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13405_TB4322_30092024203102.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE MARIA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "TATIANE" "autor_email" => "tatianerbernardo1@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }