O estudo teve início em abril de 2023, trata de um mapeamento realizado com 54 escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino do Ceará, sobre a revisão do Projeto Político Pedagógico com vistas a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), envolvendo diretamente 17 escola de Araripe/CE, 18 de Campos Sales/CE e 19 Salitre/CE. Tem como objetivo principal demonstrar se no PPP das escolas mapeadas ocorreu a inserção das novas diretrizes de aprendizagem da Educação Básica previstas na BNCC. De natureza exploratória e abordagem quali-quanti, a pesquisa adotou o questionário semiestruturado, a sondagem documental do PPP e a visita in loco as escolas, como procedimentos metodológicos de coleta de dados. Frente aos dados coletados de agosto a outubro de 2023, se percebe discrepâncias que indicam a necessidade de maior atenção ao processo de revisão do PPP com vistas a implantação das competências e habilidades prevista na BNCC. Considerada a primeira etapa para alinhar o currículo escolar a Base Nacional, a adequação e revisão do PPP é prescrita como fundamental para a concretização do desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. Portanto, é preciso avançarmos para que nas escolas públicas de ensino fundamental, a rede municipal de educação assegure tempos e espaços que concretizem a singular oportunidade de a comunidade escolar participar efetivamente da elaboração, ajuste e/ou revisão do PPP, enquanto construto essencial na garantia de direitos e objetivos de aprendizagem na Educação Básica.