Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“NA PRÁTICA, A TEORIA É OUTRA.”: COMPARATIVOS ENTRE O PLANO DE AULA E O CHÃO DA ESCOLA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110452
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2241
    "inscrito_id" => 10376
    "titulo" => "“NA PRÁTICA, A TEORIA É OUTRA.”: COMPARATIVOS ENTRE O PLANO DE AULA E O CHÃO DA ESCOLA."
    "resumo" => "Pode-se afirmar que a teoria e a prática no ambiente educacional são igualmente importantes na metodologia de ensino e aplicação dos conteúdos. Porém, também é certo dizer que ambas desenvolvem papeis adversários quando os resultados esperados na sua teoria não são obtidos na prática. Ao ingressar no caminho da licenciatura devemos estar abertos para vários desafios, e um desses desafios é compreender a importância do professor e do seu papel como docente nos diferentes níveis de ensino da educação (Freire, 2015). O discente de licenciatura, futuro docente, precisa desenvolver habilidades e tomar conhecimento de alguns assuntos específicos, dentre eles, a elaboração e a aplicação de planos de aula. Para além disso, é necessário saber lidar e entender as mudanças e imprevistos que surgem ao aplicar, na prática, a aula que foi planejada previamente mas que, devido a diversos fatores foram alteradas no momento da execução. Ao analisar nossa trajetória enquanto discentes do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB e também como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, no subprojeto Pibid Luar, tivemos a oportunidade de vivenciar de perto como funciona o planejamento e execução dos planos de aula em na sala. Atuamos junto ao Projeto no Colégio da Polícia Militar - CPM Professor Poeta Luís Neves Cotrim, na cidade de Jequié-BA , no ano de 2023 e 2024, onde acompanhamos turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de realizarmos oficinas de teatro para os alunos. Diante disso, a presente investigação relaciona quatro planos de aula produzidos e aplicados por nós e por nossos colegas de Lic. em Dança e Teatro para serem analisados e comparados com os planejamentos feitos, assim como com os resultados obtidos e mencionados nos relatórios produzidos ao final do Programa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10376_TB2241_27102024220735.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRACIELLE SANTOS DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "GRACIELLE"
    "autor_email" => "gracielle.dsantana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110452
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2241
    "inscrito_id" => 10376
    "titulo" => "“NA PRÁTICA, A TEORIA É OUTRA.”: COMPARATIVOS ENTRE O PLANO DE AULA E O CHÃO DA ESCOLA."
    "resumo" => "Pode-se afirmar que a teoria e a prática no ambiente educacional são igualmente importantes na metodologia de ensino e aplicação dos conteúdos. Porém, também é certo dizer que ambas desenvolvem papeis adversários quando os resultados esperados na sua teoria não são obtidos na prática. Ao ingressar no caminho da licenciatura devemos estar abertos para vários desafios, e um desses desafios é compreender a importância do professor e do seu papel como docente nos diferentes níveis de ensino da educação (Freire, 2015). O discente de licenciatura, futuro docente, precisa desenvolver habilidades e tomar conhecimento de alguns assuntos específicos, dentre eles, a elaboração e a aplicação de planos de aula. Para além disso, é necessário saber lidar e entender as mudanças e imprevistos que surgem ao aplicar, na prática, a aula que foi planejada previamente mas que, devido a diversos fatores foram alteradas no momento da execução. Ao analisar nossa trajetória enquanto discentes do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB e também como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, no subprojeto Pibid Luar, tivemos a oportunidade de vivenciar de perto como funciona o planejamento e execução dos planos de aula em na sala. Atuamos junto ao Projeto no Colégio da Polícia Militar - CPM Professor Poeta Luís Neves Cotrim, na cidade de Jequié-BA , no ano de 2023 e 2024, onde acompanhamos turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de realizarmos oficinas de teatro para os alunos. Diante disso, a presente investigação relaciona quatro planos de aula produzidos e aplicados por nós e por nossos colegas de Lic. em Dança e Teatro para serem analisados e comparados com os planejamentos feitos, assim como com os resultados obtidos e mencionados nos relatórios produzidos ao final do Programa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10376_TB2241_27102024220735.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRACIELLE SANTOS DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "GRACIELLE"
    "autor_email" => "gracielle.dsantana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Pode-se afirmar que a teoria e a prática no ambiente educacional são igualmente importantes na metodologia de ensino e aplicação dos conteúdos. Porém, também é certo dizer que ambas desenvolvem papeis adversários quando os resultados esperados na sua teoria não são obtidos na prática. Ao ingressar no caminho da licenciatura devemos estar abertos para vários desafios, e um desses desafios é compreender a importância do professor e do seu papel como docente nos diferentes níveis de ensino da educação (Freire, 2015). O discente de licenciatura, futuro docente, precisa desenvolver habilidades e tomar conhecimento de alguns assuntos específicos, dentre eles, a elaboração e a aplicação de planos de aula. Para além disso, é necessário saber lidar e entender as mudanças e imprevistos que surgem ao aplicar, na prática, a aula que foi planejada previamente mas que, devido a diversos fatores foram alteradas no momento da execução. Ao analisar nossa trajetória enquanto discentes do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB e também como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, no subprojeto Pibid Luar, tivemos a oportunidade de vivenciar de perto como funciona o planejamento e execução dos planos de aula em na sala. Atuamos junto ao Projeto no Colégio da Polícia Militar - CPM Professor Poeta Luís Neves Cotrim, na cidade de Jequié-BA , no ano de 2023 e 2024, onde acompanhamos turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de realizarmos oficinas de teatro para os alunos. Diante disso, a presente investigação relaciona quatro planos de aula produzidos e aplicados por nós e por nossos colegas de Lic. em Dança e Teatro para serem analisados e comparados com os planejamentos feitos, assim como com os resultados obtidos e mencionados nos relatórios produzidos ao final do Programa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.