Este artigo tem como objetivo analisar as tendências na pesquisa e no ensino de Ciências sobre o ensino da pessoa surda 2018-2023 nos principais periódicos nacionais da área de educação/ensino. A investigação é composta por uma revisão sistemática da literatura realizada no site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), utilizando como palavras chaves “ Ensino de ciências, Educação de surdos”. Inicialmente foram encontrados 138 resultados e após uma leitura exploratória foram selecionados 35 artigos que fizeram parte da análise deste trabalho. Artigos foram categorizados de acordo com seus objetivos e focos temáticos dessa maneira encontramos os seguintes resultados, oito materiais com foco em pesquisa de campo, sete propostas didática, seis análises e produções de materiais didáticos, oito revisões sistemáticas, dois estudos de casos, dois relatos de experiências, dois trabalhos teóricos, um sobre a concepção da prática docente, um mapeamento dos sinais de química e um sobre a formação de professores. Os resultados mostram que é preciso avançar em propostas didáticas e intervenções pedagógicas, e quando direcionamos o foco para os níveis de atuação que os artigos propõem a discutir é notório que há uma imensa lacuna nas pesquisas sobre os anos iniciais do ensino fundamental. Logo é possível concluir que é preciso investir em trabalhos com ciências na proposição de propostas didáticas e materiais didáticos para tornar acessível de forma concreta a alfabetização científica e tecnológica com foco na inclusão da pessoa surda e seus processos que são cruciais para o aluno em sua construção de saberes de mundo.