UM PANORAMA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111093 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3127 "inscrito_id" => 8492 "titulo" => "UM PANORAMA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as tendências na pesquisa e no ensino de Ciências sobre o ensino da pessoa surda 2018-2023 nos principais periódicos nacionais da área de educação/ensino. A investigação é composta por uma revisão sistemática da literatura realizada no site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), utilizando como palavras chaves “ Ensino de ciências, Educação de surdos”. Inicialmente foram encontrados 138 resultados e após uma leitura exploratória foram selecionados 35 artigos que fizeram parte da análise deste trabalho. Artigos foram categorizados de acordo com seus objetivos e focos temáticos dessa maneira encontramos os seguintes resultados, oito materiais com foco em pesquisa de campo, sete propostas didática, seis análises e produções de materiais didáticos, oito revisões sistemáticas, dois estudos de casos, dois relatos de experiências, dois trabalhos teóricos, um sobre a concepção da prática docente, um mapeamento dos sinais de química e um sobre a formação de professores. Os resultados mostram que é preciso avançar em propostas didáticas e intervenções pedagógicas, e quando direcionamos o foco para os níveis de atuação que os artigos propõem a discutir é notório que há uma imensa lacuna nas pesquisas sobre os anos iniciais do ensino fundamental. Logo é possível concluir que é preciso investir em trabalhos com ciências na proposição de propostas didáticas e materiais didáticos para tornar acessível de forma concreta a alfabetização científica e tecnológica com foco na inclusão da pessoa surda e seus processos que são cruciais para o aluno em sua construção de saberes de mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6736311e2888d_14112024141926.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-14 14:19:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR CORREIA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "J.V.C. Barbosa" "autor_email" => "joao.vcbarbosa@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111093 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3127 "inscrito_id" => 8492 "titulo" => "UM PANORAMA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as tendências na pesquisa e no ensino de Ciências sobre o ensino da pessoa surda 2018-2023 nos principais periódicos nacionais da área de educação/ensino. A investigação é composta por uma revisão sistemática da literatura realizada no site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), utilizando como palavras chaves “ Ensino de ciências, Educação de surdos”. Inicialmente foram encontrados 138 resultados e após uma leitura exploratória foram selecionados 35 artigos que fizeram parte da análise deste trabalho. Artigos foram categorizados de acordo com seus objetivos e focos temáticos dessa maneira encontramos os seguintes resultados, oito materiais com foco em pesquisa de campo, sete propostas didática, seis análises e produções de materiais didáticos, oito revisões sistemáticas, dois estudos de casos, dois relatos de experiências, dois trabalhos teóricos, um sobre a concepção da prática docente, um mapeamento dos sinais de química e um sobre a formação de professores. Os resultados mostram que é preciso avançar em propostas didáticas e intervenções pedagógicas, e quando direcionamos o foco para os níveis de atuação que os artigos propõem a discutir é notório que há uma imensa lacuna nas pesquisas sobre os anos iniciais do ensino fundamental. Logo é possível concluir que é preciso investir em trabalhos com ciências na proposição de propostas didáticas e materiais didáticos para tornar acessível de forma concreta a alfabetização científica e tecnológica com foco na inclusão da pessoa surda e seus processos que são cruciais para o aluno em sua construção de saberes de mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6736311e2888d_14112024141926.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-14 14:19:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR CORREIA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "J.V.C. Barbosa" "autor_email" => "joao.vcbarbosa@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }