Partindo do princípio de que existe, na escola, situações em que as crianças sofrem preconceito por questões étnico-raciais e que a educação e a escola, atuam como mecanismos de transformação para uma sociedade mais justa e igualitária, este trabalho teve como objetivo principal compartilhar uma experiência de uso da literatura infantil como ponto de partida para o desenvolvimento de uma educação étnico-racial na escola. Assim, referenciando-se em legislações que embasam o tema como a Lei 10.639/2003 e a Lei 12.288/2010, bem como autores que discutem a temática das obras literárias para a desconstrução do racismo como Rodrigues et.al, 2023, a metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se como relato de experiência, descrevendo situações interventivas ocorridas em uma turma de 1º ano do ensino fundamental, de uma escola pública, da rede municipal de Fortaleza, onde o livro “O mundo no black power de Tayó”, de Kiusam de Oliveira”, foi utilizado para o desenvolvimento de diversas atividades que promovessem a reflexão sobre o tema racismo. Acreditamos que a inclusão e utilização de obras literárias que valorizem a diversidade cultural, em especial a cultura africana, nas situações de aprendizagem, contribuirá para a ruptura de modelos de representações que inferiorizam a população negra.