O presente trabalho explora a literatura infantil como um direito fundamental das crianças, destacando sua importância como forma de arte e meio para ressignificar histórias. A narrativa literária, com suas palavras que se transformam em disfarces e, num piscar de olhos, mergulham em diversas batalhas e contextos, permite às crianças não apenas escrever, mas também ler e vivenciar esses textos. Esse trabalho investiga o papel da literatura infantil em um projeto de extensão “Para além dos muros da escola: atendimento pedagógico à criança hospitalizada” realizado no Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC/EBSERH/UFCG), voltado para crianças de 0 a 10 anos em estado de internamento/tratamento hospitalar prolongado nas alas pediátricas e oncopediátricas. O objetivo é demonstrar como a literatura pode ser uma ferramenta vital nesses ambientes, ajudando a recuperar aspectos da infância que são muitas vezes perdidos devido à gravidade da situação. Através da fantasia e das histórias, a literatura oferece uma forma de colorir a vida dessas crianças, proporcionando entretenimento e uma nova perspectiva diante de suas realidades difíceis. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica e documental sobre o tema, além da intervenção direta no ambiente hospitalar. Os resultados mostram uma reflexão profunda sobre a literatura como um direito de todas as crianças e adolescentes, e a ênfase especial na importância da literatura para aquelas cujas infâncias foram interrompidas, especialmente às crianças hospitalizadas, revelando o entusiasmo e interesse das crianças pelos livros e por recontar as histórias de sua própria maneira.